Select Page

Dez anos do melhor design europeu reunidos no Porto

Exposição “Ten years of ED Awards”, integrada no programa dos European Design Awards 2017, é inaugurada na próxima sexta-feira no Palácio dos Correios. Reúne num só espaço, pela primeira vez, os melhores trabalhos de agências premiadas de vários países, incluindo uma do Porto. 

Desde a sua criação, os ED Awards vêm reconhecendo o melhor design ao nível europeu. São sempre vários os prémios em distintas categorias, mas ao longo de uma década apenas oito estúdios conseguiram preencher os rigorosos critérios que justificam a atribuição do título “European Design Agency of the Year”.

É este restrito grupo, no qual Portugal está representado através do portuense R2, que dá conteúdo a esta exposição.

“Ten years of ED Awards” reúne os estúdios Beetroot Design Group, de Salonica (vencedor 2008); Lava, de Amesterdão (2010); Les Graphiquants, Paris (2011); Silo, Haia (2012); Jäger & Jäger, de Überlingen (2013); R2, do Porto (2014); Ermolaev Bureau, Moscovo (2015); e Raffinerie, Zurique (2016).

Como sublinha a organização, esta será uma exibição de “alguns dos melhores projetos de design de comunicação à escala global”.

A mostra é inaugurada pelas 20 horas de sexta-feira, 26 de maio, e pode ser apreciada até ao final de sábado, 27 de maio. Realiza-se com um caráter excecional e surge, então, para comemorar os primeiros 10 anos dos ED Awards, uma iniciativa que este ano tem o Porto como cidade anfitriã e coorganizadora.

A cerimónia de entrega dos ED Awards 2017 está marcada para o próximo sábado no Teatro Municipal Rivoli. É oponto alto de um programa que integra uma conferência, percursos temáticos, workshops e outras duas exposições – uma do projeto “Two Pages”, a inaugurar já amanhã, às 16 horas, no Silo Auto; e outra intitulada “Porto by Design, Design by Porto”, aberta ao público no Palácio dos Correios entre 30 de maio e 23 de julho. 

Pontos de Interesse

Fotojornalismo é tema de conversa na Lusófona

Realiza-se esta segunda-feira, pelas 10 horas, na Universidade Lusófona do Porto, uma conferência com o jornalista Paulo Pimenta. A entrada é livre e a organização é dos estudantes do segundo ano do curso de Ciências da Comunicação. A fotografia de Paulo Pimenta,...