Select Page

Artistas debatem com jornalista filme sobre Lampedusa e a crise da imigração na Europa

A ilha italiana de Lampedusa e o fenómeno da imigração na Europa, que ali tem a principal entrada,  são o tema do filme “Fogo no mar” e do debate que se lhe segue, na noite desta quarta-feira, na Casa das Artes.
 
A produção italo-francesa foi realizada no ano passado por Gianfranco Rosi e constitui um importante documentário sobre a linha da frente na crise europeia de migração, tendo o então primeiro ministro italiano, Matteo Renzi, levado 27 DVDs do filme para oferecer a cada um dos chefes de Estado/Governo no Conselho Europeu.
 
“Fogo no mar” retrata a vida em Lampedusa, na costa sul de Itália, que se tornou no primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Médio Oriente que tentam fazer uma nova vida no continente europeu. “Um murro no estômago”, segundo o jornal The Guardian.
 
O filme é exibido às 21 horas na Casa das Artes, seguindo-se um debate com a atriz Teresa Gafeira, a artista, docente e investigadora na área do cinema e fotografia Ângela Ferreira e o jornalista Mário David Campos, da revista “Visão”, sob moderação de José Pinho, magistrado do Ministério Público.
 
A sessão encerra o XII ciclo “A Justiça no cinema” que a Associação Jurídica do Porto (AJP) tem vindo a promover em parceria com o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados.
 
Os bilhetes estão à venda na Casa das Artes.
Mais informações na página da AJP no facebook ou através do endereço eletrónico direitoemdebateajp@gmail.com.
Pontos de Interesse