Select Page

“O Tesouro da Abissínia” conta em fotos e texto viagem ao quotidiano da Etiópia

Pedro Mesquita e Paula Mourão Gonçalves inauguram a exposição “O Tesouro da Abissínia” no Centro Português de Fotografia (CPF), situado na Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, pelas 21,30 horas desta sexta-feira.
 
Evocando o passado de um dos mais antigos estados do mundo, que chegou a ser uma grande nação, “O Tesouro da Abissínia” cruza a memória de um passado mais recente com a atualidade, num autêntico diário de viagem vivido pelo jornalista Pedro Mesquita – radiofónico por profissão e fotográfico por vocação – e pela mulher, Paula Mourão Gonçalves, ex-jornalista que mantém a escrita como paixão.
 
O diário foi escrito, aliás, aquando da visita dos autores à Etiópia por convite à participação na Bienal de Fotografia de Adis Abeba.  
 
Aos incisivos retratos do quotidiano de um país que, há décadas, se mantém no nosso imaginário como o paradigma de uma nação pobre e endemicamente com fome, juntam-se crónicas que ajudam a conhecer melhor o que foi e ainda é a Etiópia, mas deixando adivinhar um apelo simultâneo à atenção internacional e à esperança de um povo que não desiste.
Pontos de Interesse

Cartão Andante terá nova imagem

Catorze anos depois do lançamento do cartão Andante, rosto do projeto de intermodalidade de transportes na Área Metropolitana do Porto, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE – entidade gestora do sistema de...