Uma instalação de fogo com performance musical, pela companhia francesa Carabosse, promete tornar, no sábado à noite, o Largo Amor de Perdição e sua envolvente num universo fantástico de luz e sombra. Entre as 21 horas e a meia-noite, as chamas iluminarão o coração do Porto em novo momento de criação artística integrado no programa ALUMIA.
Apresentada numa altura do ano em que é inevitável a ligação simbólica aos balões de fogo do São João, “Porto Chama” é o nome de uma instalação que sugere ao público uma viagem sensorial guiada pelo fogo à luz da história da cidade.
Num palco que se estende entre o Largo do Amor de Perdição e as áreas circundantes, a noite será iluminada por um espetáculo que mistura objetos de fogo controlado, num conjunto poderoso e onírico de anéis, cornucópias, arcos, baloiços, vasos e bolas de fogo.
Ao mesmo tempo, a atmosfera será invadida pelos sons de um duo de músicos iZorel e BjoRt, que acompanham a instalação com um género muito próprio.
Apesar da sua grande escala, a instalação não deixará de manter proximidade e intimidade com o público, caraterísticas do trabalho do coletivo artístico francês Carabosse.
Dinamizado pela PortoLazer, ALUMIA é o programa cultural criado para celebrar o 20.º aniversário da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial da Humanidade.
No âmbito do ALUMIA, foram já lançados dois roteiros artísticos no território classificado pela UNESCO, inaugurados, respetivamente, em dezembro de 2016 e em março passado.
Aproveitamos para recordar que, também no contexto deste programa, hoje à noite (22 horas) é inaugurada no Elevador da Lada a instalação luminosa e sonora CX LUX. Esta intervenção, da autoria de Pedro Tudela e Miguel Carvalhais, pode ser apreciada até final de julho.