Select Page

Biblioteca de Elvas acolhe iniciativa no âmbito do II Ciclo de Conferências Leituras a Sul

O II Ciclo de Conferências Leituras a Sul vai decorrer em Elvas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, no próximo sábado, dia 3 de junho, com o tema “Traços no Ocidente seiscentista alentejano: a embaixada japonesa em Vila Viçosa, o manuscrito “Livro que trata das Cousas da Índia e do Japão” em Elvas e a antiga livraria do Convento da Cartuxa em Évora”.

A iniciativa, integrada nas comemorações do aniversário de abertura da Biblioteca, a 10 de junho de 1880, tem como oradores convidados Francisca Mendes (Arquivo Distrital de Évora), Tânia Morais Rico (Biblioteca Municipal de Elvas), Tiago Passão Salgueiro (Museu-Biblioteca da Casa de Bragança – Vila Viçosa) e com moderação de João Ruas.

O Ciclo de Conferências é uma organização da Câmara Municipal de Elvas e CIDEHUS-UÉ – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, e promovida pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS), que tem por base promover o património textual das bibliotecas do Alentejo, e fomentar uma rede de bibliotecas com coleções patrimoniais dando a conhecer obras e fundos pouco estudados.

Este propõe um itinerário aos utilizadores de bibliotecas municipais no Alentejo e ao público em geral e conta com iniciativas nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, o ciclo de conferências decorrerá em sete bibliotecas municipais que possuem coleções patrimoniais, incluindo obras do século XVI a meados do século XIX.

 
Ao todo, sete bibliotecas municipais (Castro Verde, Avis, Portalegre, Almodôvar, Portalegre, Elvas, Cuba), que têm sete preocupações idênticas: tratar, organizar, integrar, preservar, conceber planos de emergência adequados, definir condições de consulta aos leitores e disponibilizar coleções patrimoniais únicas e intrinsecamente relacionadas com a identidade cultural das respetivas comunidades.
 
Investigadores, profissionais da informação e utilizadores das bibliotecas reúnem-se para dialogar em torno de coleções únicas que “fazem comunidade”.
Pontos de Interesse

Batalha das Linhas de Elvas comemorada em Setúbal

Um grupo intitulado “Diáspora Elvense”, constituído por elvenses radicados em Setúbal, reúne-se todos os anos, para comemorar a Batalha das Linhas de Elvas, no dia 14 de janeiro. Apesar da ausência e distância da Cidade de Elvas, o grupo, não esquece o momento...

Exposição conjunta do MACE e MUDE lançou catálogo

O lançamento do livro referente à exposição “Abaixo as fronteiras! Vivam o design e as artes” aconteceu na tarde desta sexta-feira 23, no Museu de Arte Contemporânea em Elvas, com a presença de dezenas de convidados presentes. A apresentação da...