Select Page

Jornalista, Miguel Carvalho, apresenta “Quando Portugal ardeu”


Jornalista, Miguel Carvalho, apresenta “Quando Portugal ardeu”

Encontro com a escrita

No dia 16 de junho, às 21h30, o jornalista, Miguel Carvalho, vem à Biblioteca Municipal de Aljustrel apresentar o seu novo livro “Quando Portugal Ardeu”.

Pela terceira vez, Miguel Carvalho estará, em Aljustrel, no âmbito dos “Encontro com a Escrita”.  

Nesta última obra, o jornalista desvenda  histórias e segredos da violência política no pós-25 de Abril, e tenta responder a algumas questões difíceis e, ainda hoje, polémicas: Quem foram as primeiras vítimas mortais da democracia? Por que razão foram assassinados Padre Max, Rosinda Teixeira e Joaquim Ferreira Torres? Quem protegia e que segredos escondia a rede bombista de extrema-direita? Como enfrentou o cônsul dos EUA no Porto o PREC? O que relatam os diários do norueguês baleado no Verão Quente de 1975? Como é que a Igreja mobilizou e abençoou a luta contra o «comunismo»? O que sabia a PJ sobre o terrorismo político e tudo o que nunca chegou a julgamento? Com recurso a centenas de documentos, entrevistas e testemunhos inéditos, a sua investigação jornalística trouxe à luz do dia histórias secretas ou esquecidas do pós-25 de Abril. Quando Portugal ardeu e esteve à beira da guerra civil.

Miguel Carvalho nasceu em 1970, no Porto, cidade que tem no coração. Grande Repórter da revista Visão desde dezembro de 1999, trabalhou no Diário de Notícias e no semanário O Independente. Tem o Curso de Radiojornalismo do Centro de Formação de Jornalistas do Porto. Venceu o Prémio Orlando Gonçalves (modalidade Jornalismo) da Câmara Municipal da Amadora (2008) e o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 2009.

É autor das obras Dentada em Orelha de Cão – Histórias do Mundo com Gente Dentro (Campo das Letras, 2004), Álvaro Cunhal – Íntimo e Pessoal (Campo das Letras, 2006), Aqui na Terra (Deriva Editores, 2009). Lúcio Feteira (Quidnovi 2012), A Última Criada de Salazar (Oficina do Livro 2013).

 Tem vários textos jornalísticos e literários dispersos por obras e publicações nacionais e estrangeiras.

Pontos de Interesse

Luto Municipal

Luto Municipal A Câmara Municipal de Aljustrel decretou um dia de luto municipal pelo falecimento, aos 95 anos, do Padre Olavo Dikjstra, que, durante muitos anos, foi pároco nas freguesias de S. João de Negrilhos e Ervidel. O padre Olavo deixa uma obra comunitária e...

Cine Oriental recebe 4.º Encontro de Coros -Tunas

Cine Oriental recebe 4.º Encontro de Coros -Tunas Universidade Sénior No próximo dia 3 de março, o Cine Oriental recebe o 4.º Encontro de Coros/Tunas, organizado pela Universidade Sénior de Aljustrel (USA). A edição deste ano contará com a participação da Tuna de...