Select Page

O Objeto e seus Discursos desta semana promete uma conversa que vai fazer crescer água na boca

O típico prato portuense Bacalhau à Gomes de Sá vai juntar à mesma mesa o Chef Hélio Loureiro e o profundo conhecedor da História do Porto Júlio Couto, pelas 18 horas deste sábado.
 
A mesa, porém, é para uma conversa em torno da iguaria – muito apreciada, sobretudo, em todo o território português e no Brasil – que recebeu o nome do seu criador, José Luís Gomes de Sá Júnior, comerciante de bacalhau nascido e criado na Ribeira, local onde se realiza esta sessão d’ “Um Objeto e seus Discursos”.
 
Em sua homenagem, o cônsul do Brasil no Porto mandou colocar uma placa na parede da casa onde nasceu, no Muro dos Bacalhoeiros (Cais da Estiva, 114).
 
Para saber a receita, os seus segredos e truques, há que participar da conversa deste sábado, onde se revelará como devem ser amaciadas e acompanhadas as pequenas lascas do fiel amigo, para o que estarão presentes quem o confeciona, quem narra a sua história e quem o degusta.
 
Um dos intervenientes é o Chef Hélio Loureiro, que comanda a cozinha do Porto Palácio Hotel e da Seleção Portuguesa de Futebol, além de apresentar programas de culinária na televisão e ser Confrade de Honra da Confraria do Bacalhau.
 
Estabelecerá conversa com Júlio Couto, homem do teatro, da escrita e das artes, e profundo conhecedor da História do Porto que foi agraciado com a Medalha de Grau Ouro de “Mérito Cultural” pela Câmara do Porto e com o “Bacalhau de Prata” pela Academia de Bacalhau do Porto.
 
O evento, apoiado pelo Restaurante Vinhas d’Alho, conta com a moderação de Graça Lacerda, técnica superior na Divisão de Ação Cultural e Científica da Câmara do Porto e responsável pelo Serviço Educativo da Galeria Municipal do Porto, que foi responsável pela organização de percursos culturais e gastronómicos com o objetivo de ligar conteúdos da documentação do Arquivo Histórico e da Biblioteca de Assuntos Portuenses a objetos museológicos e ao património cultural do Centro Histórico.
 
Trabalhou também em projetos como “Memórias com Sabor”, que resultou numa publicação de “Doces Memórias e Memórias Salgadas”, bem como “Mundo dos Sabores”, que deu a conhecer a casa onde nasceu José Luís Gomes de Sá Júnior.
 
A programação completa do ciclo “Um Objeto e seus Discursos por Semana”, cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.
Pontos de Interesse

Águas do Porto intervém no Campo 24 de Agosto

Inicia-se na próxima segunda-feira, no Campo 24 de Agosto, uma intervenção da empresa municipal Águas do Porto para renovação das redes de abastecimento, saneamento e águas pluviais.  Devido à natureza dos trabalhos, que implicam a colocação de tubagens no subsolo, e...