O Porto é estamanhã a “casa grande”, aberta ao Atlântico, do Dia de Portugal, de Camões e dasComunidades Portuguesas. A partir das 10 horas, começam as cerimónias oficiaispresididas pelo Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, no largo do Molhe. Noâmbito do programa, perto de 1500 militares participam num desfile que envolvemeios de água, ar e terra, e se estende pelas avenidas de Montevideu e Brasil.
As celebraçõesdecorrem até ao início da tarde, razão por que se impõem condicionamentos detrânsito sobretudo na linha marítima de Nevogilde e Foz.
Recorde-seque as celebrações oficiais do 10 de Junho regressam ao Porto onze anos depois.O programa foi iniciado na passada quinta-feira com a abertura, pelo presidenteda Câmara portuense, das Atividades Militares Complementares, uma demonstraçãode meios e capacidades dos três ramos das Forças Armadas aberta à população atéeste domingo, nos Aliados e na Praça D. João I.
Hoje, aoinício da tarde, o Presidente da República viajará para o Brasil, ondeconcluirá o programa do Dia de Portugal junto das comunidades portuguesas deSão Paulo e Rio de Janeiro. No Porto, e voltando à Baixa, junto aos Paços doConcelho, há logo concerto, às 21,30 horas, pela Orquestra Ligeira do Exército.