Select Page

FITEI propõe conversa com Solange no cabeleireiro

O que há de comum entre um Cabeleireiro e um Poema? A resposta está em duas sessões que a Nómada Art & Public Space traz ao FITEI, nos finais de tarde de quarta e quinta-feira.
 
“Solange – uma conversa de cabeleireiro” põe em foco os dilemas e as catarses sem filtro enquanto se cuida de si e das outras, tal e qual como na poesia, quando se cuida das palavras, quando se arrumam [arranjam] de outra forma como quem arruma a realidade.
 
Como se pode compreender, este “arrumar” denuncia a presença de poetisas brasileiras que, juntamente com portuguesas, se cruzam no corpo e na voz politizada de uma mulher de cabeleireiro de bairro, onde nos espera Solange.
 
Este ensaio frenético do real leva o público do FITEI ao Cabeleireiro Nunes Queirós (Rua de Santa Catarina, 31), que se converte assim num inesperado palco do festival às 19,30 horas de quarta e de quinta-feira, dias 7 e 8.
 
Aí, espera-o Solange, que não tem papas na língua nem precisa que ninguém lha solte. Inesperadamente, revela ser uma amante de poesia e uma voz politizada.
 
Então, o que há de comum entre o ofício de Solange e o do poeta? O fazer brilhar o aqui agora. O trabalhar num reduto clandestino. O dar forma pública à privacidade sem a devassar.
 
O esperar por uma revolução que descabelará os tempos vindouros. O escutar de mil dilemas e catarses, quase segredos e quase revelações. O cuidar de uma fração do corpo abrindo a comporta de muitas almas alheias.
 
 
Solange faz da poesia a sua arma de arremesso e a sua lente de ver o mundo. Encontra na poesia a força de se afirmar, o direito de se contradizer; nas palavras das mulheres poetisas portuguesas e brasileiras, uma razão para aprofundar o abismo de ser mulher; na poesia dita, a energia inaudita da palavra em busca do seu destinatário.
 
Este “Solange – uma conversa de cabeleireiro” é uma produção da Nómada Art & Public Space, uma plataforma internacional que cruza artistas, coletivos, programadores, curadores, críticos, públicos, estruturas diversas, investigadores e estudantes de diferentes áreas com interesse na confluência arte e espaço público.
 
Entre outros projetos, é também responsável pela programação das Quintas Nómadas no Porto, em estreita colaboração com o Espaço Mira. 
 
Saiba mais sobre o que o FITEI tem para oferecer aqui e acompanhe diariamente o festival aqui.
 
///
 
SOLANGE – UMA CONVERSA DE CABELEIREIRO
CABELEIREIRO NUNES QUEIRO?S – PORTO 
7 JUN 19:30
8 JUN 19:30
M/16 
DUR. 60 min. 
PREÇO: 6 euros
Lotação limitada
Reservas por email: geral@fitei.com
 
conceção: Hugo Cruz
criação: Hugo Cruz, Susana Madeira
interpretação: Susana Madeira
texto: Regina Guimarães
excertos de textos: Cecília Meireles, Adélia Prado, Luiza Neto Jorge
música: Elza Soares
figurino: Lola Sousa
desenho de luz: Wilma Moutinho
fotografia e vídeo: Patrícia Poção
produção: Nómada, Art & Public Space
produção executiva. Carina Moutinho
/
Conversa pós-espetáculo
7 JUN
Pontos de Interesse

King of Portugal de 4 a 7 de Setembro

O King of Portugal nasceu em Portugal perante um desafio de Dave Cole, mentor do King of The Hammers, prova norte americana que nasceu há oito anos num pedaço de deserto no leste da Califórnia, quando 13 amigos se juntaram para fazer um fim-de-semana diferente a troco...