Select Page

Associação de Surdos do Porto é campeã nacional de Futsal e garante presença no Europeu em Madrid

A Associação de Surdos do Porto (ASPorto) sagrou-se Campeã Nacional de Futsal de Surdos pelo segundo ano consecutivo. O jogo do título foi disputado em Leiria, no final de maio, e garante a presença da equipa no Campeonato Europeu de Futsal para Surdos em 2018.
 “A vitória significa o culminar de muito esforço, luta e dedicação de todos para mostrar que a diferença se encontra na surdez mental da sociedade para com as pessoas surdas”, explicou ao Porto. Fernando Baltazar, diretor desportivo da equipa.
Treinada por Paulo Teixeira, mais conhecido por “Brinco”, a formação integra 20 atletas, todos eles surdos e associados da ASporto, assim como o treinador. O primeiro lugar alcançado na liga portuguesa garante a presença no Campeonato Europeu de Futsal para Surdos (DCL-Futsal , Deaf Champions League Futsal), que se vai realizar entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018, em Madrid.
A equipa tem como meta chegar à final. “Na nossa anterior participação, em 2015, na Áustria, não conseguimos atingir esse sonho, tínhamos uma equipa algo envelhecida, mas a atual renovação feita com atletas jovens, fortes, rápidos, com boa técnica, fazem-nos aspirar a conseguir ir mais longe”, explicou o diretor.
A formação treina com regularidade em pavilhões municipais, cedidos pela Câmara do Porto, enquanto instituição particular de solidariedade social.
O Campeonato Nacional de Futsal de Surdos é organizado pela Liga Portuguesa de Desporto para Surdos (LPDS), instituição filiada na Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência), na EDSO (European Deaf Sports Organization) e no ICSD (Inernational Committee of Spors for the Deaf).
E como resposta a uma das perguntas mais comuns dos ouvintes – como é que ouvem o apito do árbitro? -, Fernando Baltazar responde: “O nível de acuidade visual ajuda a eliminar a falta de audição” e acrescenta que “a bola é redonda para todos, sejam surdos ou ouvintes”.
A Associação de Surdos do Porto
A história da associação remonta a 1934, quando um grupo de surdos do Porto e arredores reuniu-se e criou o Grupo Recreativo de Surdos do Porto, que em 1951 foi reformulado e passou a designar-se Grupo Desportivo Surdos-Mudos do Porto, tendo como atividade principal precisamente o futebol. 
Em 1974, nasce a Associação Portuguesa de Surdos-Delegação do Porto e com enorme acréscimo de atividades, especialmente na área social que, em 1995, muda a designação para Associação de Surdos do Porto.
Com estatuto de instituição particular de solidariedade social, a associação tem, atualmente, cerca de 800 associados e presta apoio a toda a comunidade surda da zona Norte. Tem como grande premissa procurar caminhos que possibilitem atingir uma real integração do surdo na sociedade.
Pontos de Interesse

4º ENCONTRO DE “A MAGIA DA DANÇA”, EM VIMIOSO

O Pavilhão Multiusos de Vimioso foi, no passado dia 11 de maio, palco de um excelente espetáculo de dança. O 4º encontro das turmas de danças de salão e latinas foi um grande sucesso proporcionando, a todos os que assistiram ao espetáculo, uma noite repleta de magia,...