Select Page

10 anos do MACE assinalados com exposição no Forte da Graça

O Forte da Graça tem patente, desde esta quinta-feira, dia 8, a exposição da artista Ana Rito, “PELE e PEDRA” que apresenta dez filmes da Colecção António Cachola, e que assinalam a comemoração dos 10 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, sendo a primeira mostra de arte contemporânea a decorrer no neste monumento classificado como Património Mundial.

A mostra foi inaugurada ao início da noite, com a presença, entre outros, do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; do ministro da Cultura Luís Castro Mendes; da diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; do colecionador António Cachola; do alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso; do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro; e da artista Ana Rito.

Os filmes de Ana Rito possuem uma plasticidade invulgar, que pode remeter de imediato para uma tridimensionalidade escultórica, naturalmente ilusória, uma vez que estamos perante o domínio bidimensional do filme, isto é, da imagem.

 
Contudo, há uma manifestação tátil, corpórea, de pele, que é transversal aos seus filmes, além de um silêncio, muitas vezes inquietante e enigmático, que possibilita ao espectador, simultaneamente, projetar uma narrativa, atiçar a imaginação.
 
Ana Rito torna-se numa escultora de imagens, porque estas, sendo bidimensionais, possuem, afinal, inequívoca corporalidade.

PELE E PEDRA é uma exposição que propõe interpelações, ligações, eventualmente de pele, sempre no espaço inusitado que medeia a visão de quem cria uma imagem e de quem a observa e que tem curadoria de Isabel Nogueira.
 

Pontos de Interesse

Seção de futsal da Belhó/Raposeira em almoço convívio

A formação de futsal da Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira promoveu este sábado 30, um almoço convívio de final de época desportiva nas instalações da sua sede.A iniciativa contou com a presença de atletas e dirigentes e familiares, tendo...