Select Page

Lisboa wins Startup Europe Awards 2016

A Câmara Municipal de Lisboa ganhou hoje em Bruxelas o prémio Best Public Administration for Startups dos Startup Europe Awards 2016, iniciativa promovida pela Comissão Europeia e apoiada pelo Comité das Regiões e por membros do Parlamento Europeu, com o projeto da Comissão Europeia visam valorizar as iniciativas de promoção do empreendedorismo e as políticas e boas práticas empresariais à escala Europeia.

A categoria de Best Public Administration Award, reconhece o esforço e o apoio ao nível de cidades e regiões na dinamização da atividade empreendedora e de inovação no seu território.

Tem como objetivo premiar a administração pública com o melhor programa/serviço dirigido ao apoio de empreendedores e startups na sua área geográfica de influência.

O programa Lisboa Empreende, foi criado em 2013 pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com outras entidades públicas e privadas, para apoiar a criação de pequenos negócios. Visa proporcionar alternativas ao tradicional mercado de trabalho através do micro investimento no autoemprego.

Até agora, este programa ajudou à criação de 90 projetos empreendedores (dos quais 48 obtiveram financiamento, e os restantes puderam desenvolver-se sem recurso ao crédito), ajudando a criar 225 empregos e um volume de financiamento de 1,2 milhões de euros.

A equipa municipal do Lisboa Empreende analisa as candidaturas e fornece consultadoria, aconselhamento e acompanhamento dos modelos de negócios propostos.

A facilitação nos procedimentos, a integração dos projetos na rede do ecossistema empreendedor (utilização conjunta de espaços de coworking e em incubadoras, o recurso a parcerias institucionais e a condições únicas de acesso ao microcrédito (através de parcerias com a Cooperativa António Sérgio e as instituições financeiras Montepio Geral, Millennium BCP, CGD, Banco BPI e Novo Banco) são algumas das mais valias que os empreendedores encontram no programa Lisboa Empreende.

Pontos de Interesse

Direitos Sociais já têm Casa em Lisboa

A Casa dos Direitos Sociais foi inaugurada em 18 de maio pelo vereador dos Direitos Sociais, João Afonso. Um dia em cheio com muitas atividades culturais naquele espaço, instalado na Rua Ferreira de Castro, Bairro da Flamenga, mas sobretudo de regozijo pelo nascimento...