Select Page

FUNCHAL VAI INSTALAR 12 CACIFOS SOLIDÁRIOS PARA OS SEM-ABRIGO NO CAMPO DA BARCA

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, abriu esta manhã a Conferência “Estar Sem Abrigo”, uma organização da Câmara Municipal do Funchal e da Associação Conversa Amiga (ACA), que decorreu esta sexta-feira, nos Paços do Concelho. O Presidente explicou que esta Conferência nasceu “do trabalho que a Câmara Municipal do Funchal tem feito com diversos parceiros, no âmbito deste tema que continua na ordem do dia, que é o das Pessoas Sem-Abrigo” e considerou que, apesar de serem outras entidades públicas a terem tutela sobre o problema, “a Câmara Municipal do Funchal quer ajudar a encontrar soluções. Acreditamos que esta é, no fim de contas, uma competência de todos nós, que exige respostas de banda larga, e, por isso, nenhuma entidade pode ficar indiferente.”

 

A Câmara Municipal do Funchal vai avançar, assim, muito em breve com a instalação de 12 cacifos solidários na zona do Campo da Barca, ao ar livre, destinados especificamente a ser entregues à população Sem-Abrigo. O Funchal “vai fazer a sua parte e experimentar soluções diferentes que se enquadrem naquela que acreditamos ser a maneira correta de abordar esta questão”, explica o Presidente, para quem isto significa “tratar as pessoas com dignidade, respeitar a sua liberdade e a opção de muitas delas em viver na rua e, acima de tudo, fazer todos os possíveis para que estas se sintam cada vez mais seguras.” A médio e longo-prazo a intenção é criar condições para que as pessoas procurem, por si próprias, sair das ruas, mas esse é um processo longo, que deve ser tratado de uma forma pedagógica e progressiva.

Para o efeito, a Câmara procurou uma parceria com uma entidade que partilhasse de uma visão semelhante sobre o problema. Surgiu, assim, o protocolo de colaboração com a Associação Conversa Amiga (ACA). A associação, formada em 2007, tem desenvolvido em Lisboa, ao longo da última década, um trabalho inovador, em vários projetos de empreendorismo social, ligados à população sem-abrigo, entre os quais se destacam os “Cacifos Solidários”. O projeto chega agora ao Funchal, sendo instalado com uma Equipa Técnica de Rua (ETR) e uma delegação da ACA na cidade, que vai criar dois postos de trabalho, com a contratação efetiva de um psicólogo e de um assistente social, que vão depois começar a formar voluntários.

O Presidente salientou que “a ACA, enquanto entidade formadora certificada, valoriza extremamente o processo de formação dos seus quadros, tanto efetivos, quanto voluntários. Toda a gente que vá estar envolvida no projeto tem de estar perfeitamente identificada com este trabalho pioneiro e com a aplicação de uma metodologia nova a este problema.” O projeto estará no terreno nas próximas semanas.

 

Pontos de Interesse