Select Page

António Carneiro “conduz” passeio cultural pelo Porto

A pintura “O Porto Azul” de António Carneiro é o mote para o Percurso Cultural da próxima sexta-feira, que vai guiar-se pel’ “O Porto de outros tempos” de Firmino Pereira.
 
Os participantes nesta iniciativa municipal, com início pelas 14,30 horas, vão partir do Terreiro da Sé, que é ponto central daquele quadro de António Carneiro, um caso exemplar de vocação inata para a pintura. Ou, como disse Diogo de Macedo, “um caso à parte do nosso meio plástico: nasceu poeta e foi pintor”.
 
Vencendo grandes dificuldade, António Carneiro (1872-1930) estudou nas Oficinas do Barão de Nova Sintra, na Academia de Belas Artes do Porto e na Academia Julian de Paris, tornando-se um dos maiores pintores da cidade. É também da sua autoria o retrato (sanguínea) de Marta Ortigão Sampaio.
 
A Casa-Oficina António Carneiro, na rua com o seu nome situada na zona do Bonfim, contém um espólio de cerca de 300 pinturas do artista, entre outras obras e objetos que lhe pertenceram.
 
Orientado por Isabel Andrade Silva, técnica municipal da Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, este percurso será apoiado nas descrições contidas no livro “O Porto de outros tempos – notas históricas, memórias, recordações”, da autoria de Firmino Pereira e publicado em 1914 pela Livraria Chardron.
 
A participação tem um custo de 3 euros e o bilhete pode ser adquirido online.
 
Mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.
 
A programação dos Percursos Culturais da Câmara do Porto para este trimestre pode ser consultada aqui.
Pontos de Interesse

Ouvir… com estilo

Todos os dias acorda cedo. Não vive assim tão longe da escola, mas é longe o suficiente para ter que apanhar a carrinha escolar que faz uma ronda grande e demora a percorrer os quilómetros que separam Valongo do Porto. Marisa tem nove anos...