Select Page

Comunicado de Rui Moreira sobre instalação da EMA

A propósito da instalação em Portugal da Agência Europeia do Medicamento (EMA), e sem pretender por em causa as informações oficias emitidas esta noite pelo Gabinete do senhor Primeiro Ministro, declaro formalmente que estas constituem, para mim, uma enorme surpresa.
 
A Comissão que, agora, o Gabinete do Primeiro Ministro menciona e que, segundo o mesmo, se terá deslocado a Londres e aí concluído que o Porto não seria a localização mais segura para a candidatura portuguesa à EMA, chama-se “Comissão de Candidatura Nacional para a instalação da Agência Europeia do Medicamento na
cidade de Lisboa”.
 
Foi constituída através da resolução de Conselho de Ministros 75/2017, de 27 de abril último, e constituem-na do ponto de vista técnico, as seguintes entidades públicas e ministérios
 
i) Negócios Estrangeiros;
ii) Modernização Administrativa;
iii) Finanças;
iv) Ciência Tecnologia e Ensino Superior;
v) Educação;
vi) Trabalho, Solidariedade e Segurança Social;
vii) Saúde;
viii) Planeamento e das Infraestruturas;
ix) Economia e por representantes da CML – Câmara Municipal de
Lisboa.
 
Na mesma resolução, o Governo decide candidatar a cidade de Lisboa.
 
As únicas razões invocadas pelo senhor Primeiro-Ministro, em carta que recebi a 11 de junho, esta semana, portanto, são a localização do Infarmed em Lisboa e a futura criação de uma escola europeia. Nenhum destes argumentos é agora citado pelo Gabinete do Senhor Primeiro-Ministro.
 
Quanto aos novos argumentos, informamos que nunca, nem a Câmara do Porto, nem o seu Gabinete de Investimento Invest Porto foram contactados ou convidados a contribuir com qualquer informação técnica ou outra para esta comissão ou para qualquer outra avaliação.
 
Refira-se ainda:
 
1. O Porto tem um excelente aeroporto internacional, não congestionado, com boas ligações à Europa, em alguns casos, melhores até do que Lisboa, como é o caso de França.
 
2. O Porto tem escolas de língua estrangeira oficiais e privadas em alemão, inglês e francês.
 
3. Não conhecemos qualquer avaliação que a dita comissão tenha feita acerca do edificado público e privado da cidade do Porto. Com a Câmara nunca falou, nem sequer através do Portugal IN, instrumento criado pelo próprio Governo para apoiar a atração de investimentos localizados no Reino Unido.
 
Desde 27 de abril, falei várias vezes e encontrei-me com o Senhor Primeiro-Ministro e nunca este me referiu este assunto ou pediu colaboração.
 
Rui Moreira
 
LINKS:
 
 
 
 
——
Pontos de Interesse

“Aldeia Segura, Pessoas Seguras” – Vale de Pena

No âmbito do Mês da Proteção Civil do Distrito de Bragança teve lugar, no dia 15 de março, um exercício de evacuação da localidade de Vale de Pena, na freguesia de Pinelo. Este exercício, juntamente com outras ações desenvolvidas previamente, marcou a implementação do...