Select Page

Espetáculo Danças do Mundo vai iluminar a noite

À meia noite começa o tradicional fogo de artifício. Com várias inovações, o espetáculo “Músicas do Mundo” promete chamar milhares à Ribeira. Como sempre, é rodeado por rigorosas medidas de segurança.

A ponte Luiz I torna a ser o elemento fulcral do espetáculo. Háainda cinco plataformas de lançamento no meio do rio.

Inclui várias inovações, como um ecrã pirotécnico que ocupará todo o arco da ponte e a utilização de um sistema de Laser RGB que contempla os inúmeros efeitos pirotécnicos.

O tema central do espetáculo é “Danças do Mundo”, pelo que todos os momentos são marcados por uma grande variedade de ritmos musicais que o público facilmente identificará com os respetivos estilos de dança: desde o pop ao rock n’ roll, da salsa ao tango e até a salsa, sem esquecer o cancan e a house/dance.

A banda sonora inclui dez temas e abre com a música vencedora do festival da Eurovisão, “Amar pelos Dois”, de Salvador Sobral. O tema “Don’t you worry child”, dos Swedish House Mafia, é a faixa eleita para o grande final.

Como elemento fulcral da coreografia, a ponte Luiz I ganha ao longo do seu arco e tabuleiro superior 30 posições pirotécnicas.

Já o “ecrã” pirotécnico tem 34 posições pirotécnicas, produzindo um efeito nunca antes realizado durante os festejos de São João. Esta estrutura vai permitir a dinamização de vários momentos de animação pirotécnica durante o espetáculo, marcando alguns quadros de forma especial.

Em complemento, o sistema de Laser RGB, colocado ao centro do tabuleiro inferior da ponte, promete potenciar ainda mais a interação entre a banda sonora, assente na dança, e o design pirotécnico, pela intensidade, cor, variedade e alcance dos raios luminosos e multicoloridos.

De resto, conte-se coma tradicional cascata prateada, desde o tabuleiro superior da ponte até ao nível do rio (numa extensão de 180 metros de altura) e o letreiro pirotécnico, estreado no ano passado, para a projeção da palavra “S. JOÃO”, em que cada caractere tem a dimensão de 20mX12m.

O espetáculo pirotécnico de São João tem um custo total de 54.560 euros e é suportado pelas Câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia. 

Como sempre, é rodeado por medidas de segurança. Conforme já esclareceu o gabinete de imprensa da PSP do Porto, o evento “está devidamente licenciado” e não integra foguetes de cana, que estão proibidos.

Pontos de Interesse

Uma Flower Parade de bicicleta pelas ruas do Porto

Na tardedeste sábado, as ruas do Porto vão servir de palco a uma parada de bicicletas, em mais uma iniciativa integrada no programa da Semana das Camélias, que hoje se inicia.Por essa razão, todos são convidados a decorar a sua bicicleta a rigor. Apartida está marcada...