À meia noite começa o tradicional fogo de artifício. Com várias inovações, o espetáculo “Músicas do Mundo” promete chamar milhares à Ribeira. Como sempre, é rodeado por rigorosas medidas de segurança.
A ponte Luiz I torna a ser o elemento fulcral do espetáculo. Háainda cinco plataformas de lançamento no meio do rio.
Inclui várias inovações, como um ecrã pirotécnico que ocupará todo o arco da ponte e a utilização de um sistema de Laser RGB que contempla os inúmeros efeitos pirotécnicos.
O tema central do espetáculo é “Danças do Mundo”, pelo que todos os momentos são marcados por uma grande variedade de ritmos musicais que o público facilmente identificará com os respetivos estilos de dança: desde o pop ao rock n’ roll, da salsa ao tango e até a salsa, sem esquecer o cancan e a house/dance.
A banda sonora inclui dez temas e abre com a música vencedora do festival da Eurovisão, “Amar pelos Dois”, de Salvador Sobral. O tema “Don’t you worry child”, dos Swedish House Mafia, é a faixa eleita para o grande final.
Como elemento fulcral da coreografia, a ponte Luiz I ganha ao longo do seu arco e tabuleiro superior 30 posições pirotécnicas.
Já o “ecrã” pirotécnico tem 34 posições pirotécnicas, produzindo um efeito nunca antes realizado durante os festejos de São João. Esta estrutura vai permitir a dinamização de vários momentos de animação pirotécnica durante o espetáculo, marcando alguns quadros de forma especial.
Em complemento, o sistema de Laser RGB, colocado ao centro do tabuleiro inferior da ponte, promete potenciar ainda mais a interação entre a banda sonora, assente na dança, e o design pirotécnico, pela intensidade, cor, variedade e alcance dos raios luminosos e multicoloridos.
De resto, conte-se coma tradicional cascata prateada, desde o tabuleiro superior da ponte até ao nível do rio (numa extensão de 180 metros de altura) e o letreiro pirotécnico, estreado no ano passado, para a projeção da palavra “S. JOÃO”, em que cada caractere tem a dimensão de 20mX12m.
O espetáculo pirotécnico de São João tem um custo total de 54.560 euros e é suportado pelas Câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia.
Como sempre, é rodeado por medidas de segurança. Conforme já esclareceu o gabinete de imprensa da PSP do Porto, o evento “está devidamente licenciado” e não integra foguetes de cana, que estão proibidos.