Select Page

Lisboa Smart Management Platform

Foi apresentada, em 14 de julho, a Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade de Lisboa, uma ferramenta que constitui o suporte tecnológico do Centro Operacional Integrado (COI) e permite dotar o município de Lisboa de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos entre a Proteção Civil, Bombeiros, Policia Municipal e serviços operacionais da câmara municipal, integrando também a PSP e informação dos diversos operadores de infraestruturas da cidade.

Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, participaram o vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, o vereador com o pelouro dos Sistemas de Informação., Jorge Máximo, e o vereador das Finanças, João Paulo Saraiva. 

Smart Cities é um termo que está hoje na agenda e no léxico de qualquer cidade desenvolvida, diz Jorge Máximo, que afirma Lisboa como uma cidade que se pretende afirmar como “uma cidade inovadora e eficiente” preocupada particularmente com a participação das pessoas e a comunicação. 

“Inteligência é mais do que tecnologia”, diz, para sublinhar que esta plataforma constituirá o suporte tecnológico do Centro Operacional Integrado (COI), que permitirá dotar o município de Lisboa de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos entre a Proteção Civil, Bombeiros, Policia Municipal e serviços operacionais da CML, integrando também a PSP e informação dos diversos operadores de infraestruturas da cidade.

Duarte Cordeiro clarifica que se trata de uma plataforma integrada que facilitará ao COI a tomada de decisões operacionais e políticas eficientes e coordenadas tanto na gestão corrente da cidade como na emergência.

A plataforma representa, assim, um importante passo no processo de transformação digital do município de Lisboa, que se diferencia pelos elevados graus de integração de sistemas, permitindo a monitorização global e transversal do estado da cidade e a disponibilização de dados aos cidadãos em diversos formatos e suportes.

Trata-se duma mudança de paradigma que permitirá não apenas aos decisores e serviços municipais, mas também aos parceiros e cidadãos em geral, usufruírem de mais e melhor informação sobre a cidade, bem como disponibilizar aos empreendedores, estudantes, investigadores, empresas e demais interessados informação de qualidade em dados abertos.

Para além de tudo isto, “o COI vai permitir reforçar a dinâmica da política de dados abertos lançada durante este mandato” e permite, acima de tudo, inovação, sublinha o vice-presidente da autarquia.

Na cerimónia estiveram ainda presentes representantes de empresas públicas e privadas, com as quais a Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu protocolos de colaboração para partilha pública de dados, que totaliza, até ao momento, 27 parcerias. 

Pontos de Interesse

SME race

Jorge Máximo, vereador do desporto da CML, participou na caminhada e fez a entrega dos prémios aos vencedores nas categorias de masculina e feminina da prova de 10 km.Este é mais um evento a somar à candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, que afirma...