A Alempack Lda. é uma empresa de Elvas que vai mudar de instalações dentro de dois meses: num investimento de mais de dois milhões de euros, deixa a Rua de Campo Maior, na Boa-Fé, e ocupa um lote na zona industrial das Fontainhas.
São mais de três mil metros quadrados de área coberta, com 35 trabalhadores, quatro dos quais entraram no último mês.
A Alempack Lda. É uma empresa industrial que fabrica embalagens de plástico destinadas à indústria alimentar. Os principais produtos são sacos para batata frita, rebuçados, aperitivos, queijos, enchidos e salsicharia, entre outros.
A exportação representa uma parte importante do destino final destes produtos, com Espanha, França, Angola e Estados Unidos da América à cabeça dos países para onde saem as exportações.
De 2016 para 2017, o volume de exportação subiu 30 por cento, o que de resto vem ao encontro dos interesses nacionais neste tipo de indústria.
Na zona industrial das Fontainhas, tem vindo a ser feito um investimento muito importante para o futuro da empresa.
As instalações na Rua de Campo Maior já não têm condições para responder ao crescimento da empresa nem aos cada vez mais exigentes padrões desta indústria.
Daí a necessidade de ocupar um lote com oito mil metros quadrados de área, onde a área coberta é superior a 3100 metros quadrados.
Entre construção e maquinaria, o investimento superou os dois milhões de euros. Presentemente, a Alempack tem 35 trabalhadores; destes, quatro entraram no decurso deste mês de julho.
José Carvalho, a mulher Maria Leonor Carvalho e a filha Cátia Gaião asseguram uma gestão familiar a esta empresa, o que não impede uma administração profissional e competentes, atestada pela maneira como o negócio tem crescido sustentadamente.
O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) tem reconhecido a “Alempack – Comércio de Consumíveis para a Indústria Alimentar, Lda.”, pela qualidade do seu trabalho: entre 2012 e 2016, por quatro vezes, esta empresa elvense recebeu o “Prémio Excelência”, como reconhecimento à qualidade dos produtos que aqui são fabricados.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, na manhã desta segunda-feira 24 de julho, visitou as instalações da empresa, acompanhado da gerência, para poder apreciar o andamento das obras e a necessidade de construção de novas instalações, mais amplas e modernas, e a forma como a produção ainda está assegurada no edifício da Boa-Fé.
De resto, dentro das suas competências e legalidade, a Câmara de Elvas tem dado todo o apoio a esta nova fase da empresa – como tem acontecido com outros investimentos no nosso concelho, pelo que de importante eles representam para a economia local e criação de novos postos de trabalho.