Select Page

Espólio de Eugénio de Andrade fica em Gondomar

Parte do espólio do poeta Eugénio de Andrade vai ficar em Gondomar, disponibilizando a Autarquia um espaço na Biblioteca Municipal – o “Espaço Eugénio de Andrade” – para exposição de todo o espólio doado por Dario Gonçalves, fotógrafo gondomarense e amigo de décadas muito próximo do autor de “As mãos e os frutos”.

Dario Gonçalves participou com a sua fotografia, em co-autoria com Eugénio de Andrade, em algumas obras, como a “Canção do mais alto rio – Antologia Literária do Douro”. Ao longo da amizade que manteve com o vencedor do Grande prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores de 1989 foi guardando um número alargado de originais de Eugénio de Andrade, manuscritos e datilografados, bem como fotografias do poeta, fruto dos momentos que passaram juntos e, bem assim, alguns livros e objetos pessoais que o poeta lhe foi doando.

O contrato de doação assinado esta semana, após aprovação por unanimidade na última reunião pública da Câmara Municipal, realizada nas instalações da Junta de Freguesia da Lomba, prevê que o Município de Gondomar preserve e garanta a integridade, nas melhores condições possíveis, dos bens documentais e museológicos deste espólio, bem como a sua divulgação pública e no âmbito científico.

A dinamização do futuro “Espaço Eugénio de Andrade” será da responsabilidade do Professor António Joaquim Oliveira, conhecedor profundo da obra de Eugénio de Andrade.

Pontos de Interesse

Faleceu Paulo Ferreira

Paulo Ferreira, antigo atleta gondomarense, ciclista, apaixonado pela modalidade, faleceu hoje, após doença prolongada, aos 47 anos de idade. O corpo encontra-se em câmara ardente em Gondomar (S. Cosme) e o funeral realiza-se no próximo sábado, dia 21, às 10 horas, no...