Select Page

Museu Militar organiza torneios de Trench, o “xadrez português”

Gosta de jogos de estratégia? Venha jogar Trench. O convite é feito pelo Museu Militar do Porto e é válido para as manhãs de domingo, das 10 às 12,30 horas, tudo com acesso gratuito. Trench é um jogo de estratégia, criado por Rui Alípio Monteiro, inspirado nas Trincheiras da I Guerra Mundial.

Rui Alípio Monteiro ambicionava criar algo inovador para desafiar a hegemonia do xadrez e, para isso, criou um jogo ao estilo clássico dos jogos de tabuleiro, batizando-o de Trench.

Com o mesmo número de casas e de peças do tabuleiro de xadrez ou das damas, o tabuleiro de Trench é disposto em forma de losango, o que permite traçar uma linha diagonal – a trincheira – que o divide em dois.

Deacordo com o criador do jogo, este é um elemento que confere ao Trench “umaidentidade própria que define a mecânica de jogo”, pois “a estratégia mudaconsideravelmente conforme as peças estejam dentro ou fora da trincheira”.

O Trench surgiu em 2013 e já ganhou vários adeptos e tem um clube de fãs. O seu criador ambiciona criar uma trilogia, para além, da versão digital do jogo.

“O Trench foi inspirado na primeira guerra mundial, portanto, digamos que é terra. O segundo foi inspirado na segunda guerra, na força aérea, que teve a supremacia nessa guerra. Portanto, é o ar. O terceiro é inspirado na força naval, na marinha de guerra. Portanto, é o mar”.

O jogo está disponível para venda em várias lojas e espaços comerciais. O próximo desafio está marcado para este domingo, dia 13, com início às 10 horas, no Museu Militar do Porto.

+Info: Tench no Facebook

Próximo desafio:

Data: 13 agosto 2017

Hora: 10h00-12h30

Local: Museu Militar do Porto | Rua do Heroísmo, n.º 329, Porto

Entrada Livre

Pontos de Interesse

Estádio de Praia recebeu 1200 atletas de andebol

Terminou este domingo, no Estádio de Praia montado junto ao Edifício Transparente, a terceira etapa do Circuito Regional de Andebol de Praia, uma organização da Associação de Andebol do Porto, com o apoio municipal, que juntou muitos adeptos da modalidade. Com a...

A vida do Batalha dava mesmo um filme

O quarto ano do ciclo Um Objeto e Seus Discursos começou com um recorde de audiência, com mais de 600 pessoas a assistirem à conversa em torno do Batalha. Rui Moreira contou como foram as conversar com Júlio Pomar para recuperar os frescos censurados pela PIDE e...