Select Page

Valter Hugo Mãe apresenta Homens imprudentemente poéticos, em Aljustrel


Valter Hugo Mãe apresenta Homens imprudentemente poéticos, em Aljustrel

Encontro com a escrita

Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da atualidade, será o próximo escritor a participar nos “Encontro com a Escrita”, organizados pela Biblioteca Municipal de Aljustrel.

Com uma obra traduzida em variadíssimas línguas e merecendo um prestigiado acolhimento em diversos países, Valter Hugo Mãe estará em Aljustrel, no dia 8 de setembro, a partir das 21h30, para apresentar o seu último romance Homens imprudentemente poéticos, que tem como pano de fundo o Japão. 

Valter Hugo Mãe, nome artístico do escritor português Valter Hugo Lemos é também poeta, editor, autor de livros infantis, de peças de teatro e de guiões de cinema, desenhador, apresentador de televisão e cantor.

Nascido em Angola, em 1971, mas a viver em Portugal desde a infância, Valter Hugo Mãe, licenciou-se em Direito e fez uma pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Em 1999, foi cofundador da Quasi edições, codirigiu a revista Apeadeiro, de 2001 a 2004 e, em 2006, fundou a editora Objecto Cardíaco.

Publicou sete romances: Homens imprudentemente poéticos; A desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis (Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano e Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino. Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros; As mais belas coisas do mundo e O rosto. A sua poesia foi reunida no volume contabilidade, entretanto esgotado. Publica a crónica Autobiografia Imaginária no Jornal de Letras.

Para além da escrita tem-se dedicado ao desenho e à música, tendo-se estreado como voz do grupo Governo em Janeiro de 2008, no Porto. Desde o fim de 2012 apresenta um programa de entrevistas no Porto Canal.

A atribuição do Prémio Literário José Saramago, em 2007, trouxe-lhe o reconhecimento público, com o próprio José Saramago a considerar o romance o remorso de baltazar serapião um verdadeiro tsunami literário.

O autor, que escreve livros que interessam e provocam, sem letras capitais, incluindo o nome do autor, para chamar a atenção para a natureza oral dos textos, aludindo também a uma utopia de igualdade, eliminou, na sua última obra, a palavra “não”, respeitando assim a forma de ser dos nipónicos que preferem dizer “isso é difícil” a “não”.

Talvez por isso, a escrita de Valter Hugo Mãe possa às vezes ser dura e crua, mas “não” deixa ninguém indiferente.

Pontos de Interesse

Marco Rodrigues atua no Cine Oriental de Aljustrel

Marco Rodrigues atua no Cine Oriental de Aljustrel 23 de fevereiro No dia 23 de fevereiro, Marco Rodrigues apresenta ao vivo, no Cine Oriental de Aljustrel,  o seu novo disco, “Copo Meio Cheio”, sucessor de “Fados do Fado”, nomeado para um Grammy Latino.  Neste...