Select Page

A cidade fez hoje a homenagem mais justa a Sophia de Mello Breyner

A ideia de que Sophia de Mello Breyner Andresen é sinónimo de poesia perpassou na tarde de hoje a Feira do Livro do Porto, onde a Alameda dos Escritores tem agora uma tília dedicada à poeta, contista, tradutora e humanista. A sessão foi participada pelo ministro da Cultura, o presidente da Câmara, Miguel e Martim Sousa Tavares, filho e neto da homenageada.
 
Milhares de pessoas procuraram hoje os Jardins do Palácio de Cristal e a Avenida das Tílias / Alameda dos Escritores, onde a Feira do Livro ofereceu variadas atividades educativas e de animação, além de ter conhecido provavelmente o momento mais alto desta edição com a cerimónia de homenagem a Sophia de Mello Breyner.
 
A sessão foi realizada ao ar livre pois, cumprindo o que se torna tradição, uma jovem tília foi atribuída à autora portuense, que faz agora parte do restrito conjunto de grandes vultos literários da cidade com essa distinção, onde figuravam já Vasco Graça-Moura, Agustina Bessa-Luís e Mário Cláudio.
 
 
O preito é tão mais devido quanto “homenagear Sophia é homenagear a poesia”, considerou o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes – também ele poeta – sublinhando que “foi uma grande mulher que nasceu no Porto e se tornou universal”.
 
Ou, como diria Rui Moreira, “as palavras, na pena de certos autores, conseguem essa proeza de nos fazerem reconhecer como seres sociais e aprender a praticar as ligações”. É por isso que Sophia de Mello Breyner é um “desses autores, da nossa cidade, que procuramos homenagear na nossa Feira do Livro”.
 
Convidado para o ato, o neto mais jovem da poeta leu “Reza da manhã de Maio” e evocou as fortes ligações de Sophia aos elementos da natureza e, também de forma muito estreita, aos Jardins do Palácio de Cristal, razão por que o presidente da Câmara afirmou que atribuir a Sophia uma árvore é “de todas, a homenagem mais justa”.
 
Coube depois a Miguel Sousa Tavares descerrar a placa onde se eternizam as palavras de sua mãe: “A terra o sol o vento o mar São minha biografia e são meu rosto”.

A Feira do Livro decorre até 17 de setembro e tem dezenas de propostas de acesso livre, que estão organizadas num vasto programa paralelo cujos pormenores pode conhecer aqui ou acompanhar através do facebook.

Pontos de Interesse

Estádio de Praia recebe 1200 atletas de andebol

De 13 a 30 de julho, o Estádio de Praia, instalado junto ao Edifício Transparente, recebe duas etapas do Circuito Regional de Andebol de Praia e ainda a Taça Cidade do Porto. A partir de amanhã, quinta-feira, a Praia Internacional do Porto acolhe a terceira e quarta...

Festival de artes MEXE com a cidade em setembro

A IV edição do MEXE chega ao Porto de 18 a 24 de setembro. O festival celebra a arte através de oficinas, espetáculos, debates e documentários realizados em vários espaços da cidade. O evento é promovido pelo Espaço de Contacto Social e Cultural (PELE). Sob a temática...