Select Page

As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro ou uma ópera com tecnologia e humor no Campo Alegre

O Quarteto Contratempus apresenta o espetáculo de ópera com tecnologia e humor “As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro”, às 19 horas de hoje e às 17 horas de amanhã, no Campo Alegre.
 
Desde a sua origem, o Quarteto Contratempus traçou como linha de rumo a aposta no valioso trabalho de criadores e intérpretes portugueses. Mantendo esta tradição, o novo projeto que apresenta é mais um fruto dessa aposta: uma ópera cómica do género Singspiel, em um ato.
 
À semelhança do seu projeto “A Querela dos Grilos” (2015) e da criação “Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio” (2016), o Quarteto seguiu a mesma lógica e assume novamente a envolvência de todos os instrumentistas em cena, como atores. Nesta atual criação, porém, vai um pouco mais além e inclui tecnologia ao serviço da performance e da participação do público no espetáculo.
 
“As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro” tem texto original de Mário João Alves e junta em palco o Quarteto Contratempus e uma cantora convidada. A composição musical, também original, foi erguida por Jorge Prendas, enquanto António Durães uniu a música e o texto à encenação e construiu um espetáculo que tem em conta a participação da tecnologia interativa na performance.
 
A ópera aborda a dualidade realidade/virtual que vivemos nos nossos dias, pretendendo fazer uma reflexão de uma forma divertida sobre a realidade em que vivemos. “As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro” são figuras históricas e do imaginário, que podiam estar dentro de um jogo de consola ou que podiam existir mesmo na vida de Jeremias. Todas elas o amam. Todas elas existem e se relacionam ou relacionaram com ele. E Jeremias? É real ou virtual?
 
O espaço cénico foi pensado para funcionar em profundidade. A cenografia é manipulada por um dispositivo que se veste utilizado pelas cantoras e utiliza-se igualmente mapeamento de vídeo.
 
//
 
SÁB 16 SET / 19H00
DOM 17 SET / 17H00
AUDITÓRIO CAMPO ALEGRE
7,50 EUR – M/6
 
Pontos de Interesse

O Porto também está ligado às cores de Istambul

O Porto está cada vez mais no Mundo, graças ao seu aeroportoe a novas companhias que decidiram ligar a cidade a novos destinos. Na maisrecente edição do jornal Porto. inauguramos uma nova rubrica, que revisita ascidades que agora passaram a estar mais perto e abrem ao...

Exposição no AV. Espaço Montepio

Depois da primeira exposição coletiva no AV. Espaço Montepio, foi inaugurada no passado sábado, 14 de maio, os projetos dos novos artistas em residência no edifício. Cláudio Reis (fotografia), Mariana Moranduzzo (instalação e multimédia) e Luísa Abreu (instalação)...