Select Page

Apresentação do 7º volume da “Coleção Estudos de Museus” – “Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte”

Realizou-se no dia 12 de setembro, no Museu Nacional do Azulejo, a apresentação do 7.º volume da coleção Estudos de Museus, o livro de Patrícia Roque Martins, Museus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte.

O tema do livro atraiu ao Museu Nacional do Azulejo cerca de cinco dezenas de participantes, tanto profissionais de museus como pessoas ligadas a instituições que representam as pessoas com deficiência. Teve particular significado a presença da Secretária de Estado da Inclusão para as Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, o que permitiu um cruzamento de ideias sobre estas duas áreas, a dos Museus e a da Deficiência.

O local escolhido para este lançamento, constitui uma referência no meio museológico português pelas suas boas práticas e pioneirismo no acolhimento a pessoas com deficiência e/ou incapacidade motora, pessoas cegas e da comunidade surda.

A fotografia de grupo mostra os parceiros que permitem dar corpo a este projecto, a Direção Geral do Património Cultural (Diretora-geral Paula Araújo Silva e Clara Camacho), a Editora Caleidoscópio (Jorge Ferreira) e os autores presentes (Adelaide Duarte, Ana Carvalho, Duarte Freitas e Patrícia Roque Martins).

Surgem ainda o apresentador e membro do conselho editorial Fernando António Baptista Pereira e Manuel Bairrão Oleiro, que era director do Departamento de Museus da DGPC à data da criação da coleção “Estudos de Museus”.

(texto RPM)

Pontos de Interesse

Do Castelo de São Jorge ao Museu do Fado

Acaba de ser editado um mapa com um percurso recomendado para levar os visitantes do Castelo de S. Jorge (um dos monumentos mais visitados em toda a Europa) até ao Museu do Fado. Juntamente com o mapa, cada duas entradas no Castelo dá direito a uma no Museu. A...

A new Carris, by Lisboa City Council

A Câmara Municipal de Lisboa assinou hoje, 21 de novembro, com o Governo, um memorando de entendimento que prevê a passagem da gestão da Carris para a autarquia, já a partir de 1 de janeiro de 2017. Um dia histórico ara Lisboa e um passo importante para a melhoria dos...