Select Page

Livros e frutos secos atraem público a Aljustrel


Livros e frutos secos atraem público a Aljustrel

Outubro em Aljustrel

No próximo fim de semana, livros e frutos secos da época voltam a ser reis no Parque de Exposição e Feiras de Aljustrel.

De 20 a 24 de outubro, o Pavilhão de Exposições e Feiras irá receber a XVI Feira do Livro. Como habitualmente, centenas de obras, com uma grande variedade de temas e géneros literários e a preços mais convidativos vão estar à disposição dos leitores, que com o Natal à porta podem aproveitar para comprar algumas prendas, e satisfazer o seu gosto pela leitura. 

Para cultivar, ainda mais o gosto pela leitura, serão promovidas atividades culturais.

Assim, no dia 20, às 21 horas, a autora e docente universitária, Ana Paula Figueira, apresentará o livro “CorajosaMente” (ed. Calendário de letras). Esta obra, com ilustração de Sónia Oliveira e prefácio de António Sampaio da Nóvoa, fala para as crianças das doenças invisíveis, as depressões. O livro faz parte de uma coleção de quatro, dirigidos especialmente ao segmento 7-9/10 anos, que abordam temas diferentes, e de enorme importância, como o divórcio, a violência doméstica, o luto, a vivência com pais com doenças mentais, com o intuito de valorizar a vertente pedagógica, em prol da inclusão, da coesão social e do desenvolvimento da criança.

Esta apresentação será pautada por apontamentos musicais do grupo Injazzduo, com os músicos João Nunes e Ana Lourenço.

No dia 21, das 10 às 14 horas, realizar-se-á um Atelier de Marcadores de Livros, dirigido ao público em geral.

E, no dia 24, também das 10 às 14 horas, a associação BICA TEATRO irá apresentar, às crianças do pré-escolar, 1º e 2ºciclos do ensino básico, o projeto de teatralização de histórias tradicionais portuguesas que têm recolhido, entre as quais Pinto Pintão, Os Três Pedidos e Corre, Corre Cabacinha. São histórias repletas de teatralidade, magia e humor e que, recuperando a tradição oral do contador de histórias, prendem a atenção e libertam a imaginação dos mais pequenos.

À semelhança dos anos anteriores, deverão também ser entregues, durante a feira, os certificados “Padrinhos de Leitura” aos representantes das empresas do concelho, convidadas, pela Biblioteca Municipal, a apadrinhar os alunos de uma sala de aula de jardim-de-infância, pré-escolar ou primeiro ciclo, através da atribuição de um apoio financeiro para aquisição de um livro para cada aluno dos ciclos abrangidos. Com esta iniciativa a Biblioteca Municipal pretende envolver a comunidade promovendo o sentido de partilha, de solidariedade social e de uma cidadania mais ativa, fortalecendo ao mesmo tempo os laços existentes entre a biblioteca e os seus utentes.

Mas este terceiro fim de semana de outubro também é sinónimo de Feira Nova em Aljustrel. Este certame, com as suas barraquinhas tradicionais, decorre nos dias 21 e 22, no recinto do Parque de Exposições e Feiras. Neste espaço podem-se adquirir variados produtos desde roupa, sapatos, enchidos, queijos, produtos artesanais entre muitos outros artigos, nomeadamente os frutos da época como as nozes, os figos secos, as amêndoas, os pinhões e as castanhas cruas ou assadas quentinhas. Espera-se que estes atrativos venham a atrair centenas de pessoas às duas feiras.

Pontos de Interesse

Marco Rodrigues atua no Cine Oriental de Aljustrel

Marco Rodrigues atua no Cine Oriental de Aljustrel 23 de fevereiro No dia 23 de fevereiro, Marco Rodrigues apresenta ao vivo, no Cine Oriental de Aljustrel,  o seu novo disco, “Copo Meio Cheio”, sucessor de “Fados do Fado”, nomeado para um Grammy...

Biblioteca Municipal comemora Dia dos Namorados

Biblioteca Municipal comemora Dia dos Namorados Dia de São Valentim Para comemorar o Dia de São Valentim, a Biblioteca Municipal de Aljustrel promove dois eventos, na próxima quarta-feira, 14 de fevereiro, para assinalar esta data dedicada aos namorados. A...