Select Page

Contratação de mais cinco médicos garante médico de família a 7.500 utentes da Terceira

O Secretário Regional da Saúde assegurou hoje, em Angra do Heroísmo, que a celeridade na contratação dos médicos que terminam o internato permite uma maior cobertura da população por médicos de família e núcleos de saúde familiar.

 

“Estamos a dar a mais cerca de 7.500 Terceirenses a oportunidade de terem médico de família, não só pela contratação destes cinco médicos, mas também pela reorganização dos núcleos de saúde familiar”, afirmou Rui Luís, na sequência da assinatura de contratos pela Unidade de Saúde de Ilha da Terceira com cinco novos médicos.

 

O Secretário Regional assinalou esta cerimónia, de forma simbólica, no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, para destacar a rapidez no processo de contratação dos médicos que atualmente terminam o internato na Região.

 

“Em abril foram feitos os exames, em maio já tínhamos as autorizações e durante os restantes meses decorreram os procedimentos. Com este ato simbólico da assinatura destes cinco contratos na Unidade de Saúde de Ilha da Terceira demonstramos aquilo que pretendemos fazer“, frisou Rui Luís.

 

Com esta medida, prevista no Programa de Governo, o Executivo pretende aumentar a cobertura da população com médico de família, melhorar os cuidados prestados através dos núcleos de saúde familiar e contribuir para a fixação de jovens médicos.

 

Em declarações aos jornalistas, Rui Luís salientou, no entanto, que há ainda melhorias a introduzir na formação contínua dos médicos que optam por trabalhar em ilhas sem hospital.

 

“Devemos apostar na melhoria das competências desses médicos para estarem mais à vontade em ilhas sem hospital, por isso há que melhorar o acesso à formação continua, a par dos incentivos à fixação“, afirmou.

 

Na sequência da contratação destes cinco médicos, foram criados os núcleos de saúde familiar das Doze Ribeiras, Santa Bárbara, Feteira e São Sebastião e reforçados os núcleos das Lajes e Vila Nova.

 

O Secretário Regional destacou que ”estes médicos, ao trabalharem com o agregado familiar, podem desenvolver estratégias de promoção de hábitos de vida saudáveis”.

 

“É essa estratégia de proximidade, freguesia a freguesia, que irá certamente melhorar a saúde dos Açorianos“, afirmou Rui Luís.

Pontos de Interesse