O Governo dos Açores formalizou com a Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores a adesão desta instituição ao novo sistema de gestão de vagas em respostas sociais de acolhimento de pessoas idosas, dependentes ou com necessidades especiais.
Numa cerimónia realizada terça-feira, no âmbito da visita estatutária à ilha das Flores, a Secretária Regional da Solidariedade Social salientou que a iniciativa resulta da preocupação do Governo dos Açores em garantir que o acesso aos lares “seja feito de forma justa, equitativa e correspondendo a prioridades efetivas”.
Trata-se de um sistema centralizado, garantindo uma lista de espera única por ilha e critérios idênticos no processo de admissão, de entre os quais se destacam, além das questões socioeconómicas e do grau de dependência dos utentes, a proximidade às famílias e às suas comunidades de origem.
“Queremos que os critérios que estão subjacentes à admissão sejam aqueles que regem a nossa ação diariamente”, frisou Andreia Cardoso, destacando que a prioridade deve ser dada a quem reunir as condições estabelecidas no âmbito deste novo sistema, que está a ser implementado, de forma gradual, em toda a Região até ao final de 2017.
As Flores são a terceira ilha, depois de São Jorge e Santa Maria, a formalizar a sua adesão à nova metodologia de gestão de vagas.