A Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancrodo Pulmão vai promover, nos dias 16 e 17 de novembro, no Porto, uma campanha desensibilização para os malefícios do tabaco denominada “Cidade livre defumo”.
Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale, explicou à AgênciaLusa que a campanha consiste na exposição, no Mercado do Bom Sucesso e naEstação do Metro da Trindade, de dois quadros “exibindo cigarros emdiferentes posições”, alertando contra os malefícios do tabagismo.
Durante o “Mês do Cancro do Pulmão” (novembro), ainstituição quer “reforçar o seu papel junto da sociedade e promover umamaior sensibilização” lembrando que o cancro do pulmão “não sendo omais prevalente, é o mais mortífero”, sendo que anualmente, emPortugal, “surgem cerca de quatro mil novos casos e morrem 3.600 pessoas”.
“O tabaco, principal causa de morte evitável, éresponsável por 85% dos casos de cancro de pulmão”, alerta a associação em comunicado. A mesma informação será difundida com o recurso a mupisdisponibilizados pela Câmara do Porto, em vários locais da cidade.
A Pulmomale irá, também, desenvolver ações de sensibilizaçãosobre os malefícios do tabaco junto de jovens, numa campanha que decorrerá sobo lema “Ser fixe é não fumar? Sê embaixador desta causa”.
A instituição foi constituída em 2009 para sensibilizar sobre os malefícios do tabaco, facilitar a cessação tabágica,prestar aconselhamento e apoio a pessoas que sofram de cancro pulmão e seusfamiliares. Desde setembro de 2011 integra a Global Lung Cancer Coalition(GLCC), uma aliança mundial de caráter não-governamental, que agregaassociações de doentes com cancro do pulmão de todo o mundo.
Isabel Magalhães estará amanhã, quinta-feira, no Serão da Bonjóia, para falar precisamente sobre o cancro do pulmão.