A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove domingo, 26 de novembro, pelas 21H00, a realização de um Concerto Coral Sinfónico.
Este concerto, que terá lugar na Sé Catedral, é promovido em conjunto com a Comissão Diocesana de Música Sacra e o Instituto Histórico da Ilha Terceira e em parceria com a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, a Sé de Angra e o Serviço Diocesano Pastoral de Cultura.
O espetáculo, que se insere nas comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Tomás de Borba, conta com a participação das sopranos Alla Lanova e Carolina Barbosa, da contralto Ana Sofia Sousa, dos tenores João Rodrigues e Mário João Alves e dos barítonos Fábio Silveira e Rui Baeta, bem como dos coros da Sé de Angra, do Seminário Episcopal de Angra e Tomás de Borba, da Academia Musical da Ilha Terceira.
As orquestras do Conservatório Nacional de Lisboa e da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba também participam neste espetáculo, com direção artística de Duarte Gonçalves da Rosa.
Tomás de Borba iniciou a sua aprendizagem musical na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, tendo ingressado no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia.
Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, em 1895, tendo desempenhado, entre outros, os cargos de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses e de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.