Select Page

Caminhada “Unidos pela Diabetes”

As comemorações do Dia Mundial da Diabetes que se iniciaram a 14 de novembro terminam este domingo, com a caminhada “Unidos pela Diabetes”, em Amarante. Trata-se de mais uma iniciativa que surge no âmbito da campanha Amarante de Igual para Igual, promovida pelo Município. A caminhada é aberta a todos os que queiram participar, com início na Câmara Municipal de Amarante, pelas 9h30. No final vão ser também realizados rastreios junto ao à Igreja de São Gonçalo.

A iniciativa é promovida numa parceria entre a Câmara Municipal de Amarante e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e conta com a colaboração da Liga de Amigos do Hospital Amarante.

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo dar resposta ao aumento “alarmante de casos de diabetes no mundo”.

Refira-se que, ainda a propósito do Dia Mundial da Diabetes, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou a 14 deste mês rastreios em Penafiel e Amarante e foram criados pontos de interação no Hospital Padre Américo para esclarecer dúvidas sobre a Diabetes Mellitus, a Diabetes Gestacional, Pé Diabético e Alimentação na Diabetes.

Desde 27 de outubro e até 10 de dezembro, o Município de Amarante leva a cabo, pelo terceiro ano consecutivo, “Amarante de Igual para Igual” para promover a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil para as diferentes representações sociais e formas de discriminação que subsistem na sociedade atual. Igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade e deficiência – são algumas das temáticas abordadas pela campanha.

Iluminar de azul como alerta para a Diabetes
À semelhança dos anos anteriores, a estátua do Padre Américo, a fachada do Hospital de Amarante e o edifício da Câmara Municipal de Amarante vão estar iluminados de azul até ao próximo dia 19 de novembro. O desafio de iluminar de azul edifícios ou monumentos foi também lançado às autarquias dos concelhos da área de influência do CHTS.

Pontos de Interesse

Amarante “Cuida de Quem Cuida”

“Cuidar de quem cuida” é o nome do projeto que pretende criar e dar respostas de apoio especializado junto dos/as cuidadores/as informais, e desenvolvido pelo CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância. O  Município de Amarante ciente da...