É já esta sexta-feira, 3 de novembro, pelas 19h00, que o CCA – Centro Cultural de Amarante e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão assinar um protocolo de cooperação. A cerimónia terá lugar no Auditório do CCA.
Na prática, representa uma “abertura de portas para celebração futura de acordos, nomeadamente no domínio do ensino artístico, particularmente nas áreas do Teatro, Música e Dança”, começa por mencionar Artur Cristóvão, vice-reitor da UTAD.
Refira-se que o CCA, fundado a 3 de dezembro de 1981 por Maria Amélia Laranjeira, instituição cultural e recreativa, sem fins lucrativos e de utilidade pública, apresenta-se, atualmente, como um espaço de referência no Ensino Artístico Especializado de Música e Dança.
O protocolo estabelece ainda o fomento e o contributo para o desenvolvimento da atividade artística e cultural no contexto regional, nacional e internacional.
“Além de reforçarmos e consolidarmos a relação institucional das atividades académicas e profissionais com a UTAD, pretendemos trabalhar para oferecer mais oferta pedagógica aos amarantinos, alcançando ainda todos os interessados dos concelhos vizinhos”, diz o presidente do CCA, Francisco Laranjeira.
A criação de ofertas formativas e de outros projetos irá agora ser equacionada por ambas as instituições. No imediato, “o mais importante a salientar é que a UTAD quer expandir e aproveitar esta ligação com Amarante para, desta forma, ficar mais próxima do distrito do Porto”, termina o vice-reitor.
A cerimónia oficial contará com a presença do vice-reitor da UTAD, Artur Cristóvão, do Presidente do CCA e do Vereador André Costa Magalhães, em representação da Câmara Municipal de Amarante.