O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância de formar novas gerações conscientes dos benefícios da agricultura biológica, contribuindo para desenvolver um melhor ambiente, a saúde pública e a segurança alimentar.
“É importante que estas novas gerações possam adquirir agora conhecimentos para serem colocados em prática no futuro”, afirmou João Ponte, na assinatura de um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e o Colégio Castanheiro, com vista à promoção de práticas de agricultura biológica.
O Secretário Regional salientou que se trata de “um projeto de grande alcance”, que, promovendo práticas de agricultura biológica, está a contribuir de forma positiva para o ambiente, para a saúde publica e para a segurança alimentar.
“O Governo Regional vê com muita satisfação o interesse do Colégio Castanheiro por esta temática e pela vontade de formar alunos conscientes dos benefícios da agricultura biológica”, disse João Ponte, acrescentando que também a Comissão Europeia, na sua comunicação sobre a Política Agrícola Comum (PAC), dá nota positiva e reforça o papel da agricultura biológica no futuro.
O titular da pasta da Agricultura reiterou que a Região está a desenvolver com os vários parceiros do setor de produção em modo biológico um plano estratégico para promoção da agricultura biológica, documento que será apresentado publicamente em março.
Fomentar a expansão das áreas de produção em modo biológico, aumentar a produção e a oferta agrícola e agroalimentar, promover o conhecimento técnico/científico e elevar o nível de competências sobre a produção biológica no arquipélago são objetivos estratégicos deste plano.
Os Açores passaram de 22 produtores de agricultura biológica em 2005 para 85 em 2016, correspondendo a uma área que aumentou de 68 para 670 hectares no mesmo período.
Relativamente ao protocolo hoje assinado, João Ponte referiu que prevê apoio técnico à manutenção da horta escolar em modo biológico, a cedência de diversos plantios e sementes mediante a disponibilidade do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel e a promoção, quinzenal, de sessões práticas aos alunos sobre técnicas de agricultura biológico.
O Colégio Castanheiro, em Ponta Delgada, dispõe de um parque ambiental, onde os alunos do pré-escolar e do 1.º e 2.º Ciclo desenvolvem projetos educativos e atividade relacionadas com a agricultura biológica.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas visitou o parque ambiental do colégio, tomando contacto com o trabalho que ali é desenvolvido pelos alunos.