Select Page

Alunos da FBAUL expõem obras e dinamizam oficinas de escultura


Alunos da FBAUL expõem obras e dinamizam oficinas de escultura

Arte

As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, no dia 16 de fevereiro, às 18 horas, a exposição coletiva de escultura “Laboratório”, dos alunos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL). A exposição vai estar patente ao público até ao dia 10 de março.

Esta exposição, resultante do protocolo de cooperação, estabelecido, em 2005, entre a Câmara Municipal de Aljustrel e esta faculdade, e coordenado pelos professores e escultores João Duarte e Andreia Pereira, pretende responsabilizar e autonomizar os alunos da Licenciatura e Mestrado em Escultura. Assim, a seleção dos trabalhos, expostos em Aljustrel, será da inteira responsabilidade dos alunos do 2º Nível do Curso de Escultura da FBAUL, que vão pôr as suas obras a dialogar “entre si e com o público a partir de ideias e materiais ensinados e aprendidos por métodos de educação artística na licenciatura e no mestrado, em cinco unidades curriculares anuais, entre elas as de laboratórios de escultura de: cerâmica, gesso, plásticos, metais, medalhística, madeira, pedra e de conservação e restauro.

Segundo António Matos, escultor e professor coordenador da área dos doutoramentos em Escultura/FBAUL, serão expostos “uma multiplicidade de caminhos provisórios e vivenciais, atos que perturbam a obra definitiva. Desde a tradicional Escultura Objetual à Escultura Processual, estas obras, passam pela Ação, Performance, Arte do Corpo, Instalação e Vídeo, em trabalhos nunca acabados. Abrem para várias perspetivas de pensamento sobre o tempo presente bem como para as transformações sociais, de um modo geral, valoração subjetiva, espontânea, que implica e legitima toda uma cultura da presença como graça e do retorno ao arcaico. A mediação artística através desta exposição promove a melhoria da inclusão, bem-estar e o desenvolvimento social”.

Além desta mostra, os estudantes realizam, no sábado, 17 de fevereiro, das 10h00 às 12h00, a oficina “Arqueo-escultura”, uma simbiose entre arqueologia e práticas escultóricas, dirigida à comunidade infantil local. E, das 14h30 às 16h30, promovem a Oficina “Baixo-Relevo Gesso”, dirigida ao público adulto.

As inscrições são gratuitas, mas deverão ser efetuadas, até ao dia 12 de fevereiro, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural.

Pontos de Interesse

Jovens do concelho debatem Marketing Territorial

Jovens do concelho debatem Marketing Territorial Cidadania Amanhã, dia 24 de maio, irá ter lugar, pelas 14 horas, na sala de sessões dos Paços do Concelho, a Assembleia Municipal Jovem (AMJ).À semelhança dos anos anteriores, esta iniciativa é realizada pela Assembleia...