A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove sexta-feira, 9 de março, pelas 18H30, a realização de uma conferência intitulada “Afinidades e contrastes em comportamentos demográficos no ex-Distrito da Horta, os casos do Pico e do Corvo nos séc. XVIII – XX”, com a investigadora Norberta Amorim.
Maria Norberta Amorim, professora catedrática aposentada da Universidade do Minho, coordena o Grupo de Populações e Saúde do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Pioneira da Demografia Histórica em Portugal, com um trabalho sobre comportamentos demográficos de Antigo Regime de uma paróquia transmontana, Norberta Amorim é coordenadora científica do Repositório Genealógico Nacional, sedeado na Universidade do Minho, uma base de dados central com ambição de integrar toda a informação paroquial organizada e abrir à diáspora.
O trabalho desenvolvido sobre as ilhas do Pico, Faial e Corvo e alguns dados pontuais sobre outras ilhas açorianas integram já essa informação.
Em cerca de uma centena de publicações, a palestrante foi aprofundando comportamentos demográficos rurais e urbanos do século XVI ao XX, com uma metodologia específica, abrindo caminho a uma nova História Social com base na Demografia Histórica, que se reflete na série sobre as famílias nos finais do século XIX, referente a cada uma das freguesias do Pico, iniciada em 2004.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.