Select Page

Umbelina Ribeiro e Carlos Pé-Leve são os artistas convidados para o 29.º aniversário do NAVA


Umbelina Ribeiro e Carlos Pé-Leve são os artistas convidados para o 29.º aniversário do NAVA

Artes

Para comemorar o seu 29.º aniversário, o Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel (NAVA) inaugura na sexta-feira, 27 de abril, pelas 18 horas, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, a exposição coletiva de pintura, escultura e desenho “NAVACONVIDA”.

Subordinada ao tema “Os 5 sentidos mais um”, a exposição reúne obras produzidas pelos membros, adultos e jovens, que frequentam este núcleo de arte.

Como já vem sendo tradição, neste evento festivo estão igualmente expostas obras de um artista mais conceituado convidado pelo NAVA.

Este ano, aceitaram o convite os artistas Umbelina Ribeiro e Carlos Pé-Leve.

Umbelina Ribeiro, natural de Arrentela, concelho do Seixal, é presidente da ARTES – Associação Cultural do Seixal, e dá aulas de aguarela. Frequentou os cursos de artes da Universidade Internacional de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas Artes, e da ARTES. Umbelina Ribeiro tem, ainda, o curso de serigrafia. É Académica de Mérito na Academia Internacional Plattonia de Las Artes y Las Letras, de Placência (Espanha), e foi agraciada com a Medalha de Prata de Mérito Cultural pelo Município do Seixal.  
 
Desde 1991, tem participado em inúmeras exposições coletivas e individuais tanto em Portugal como no estrangeiro. Referenciada no “Anuário de Artes Plásticas”, as suas obras estão representadas em diversas coleções particulares, nacionais e estrangeiras.

Carlos Pé-Leve nasceu em Lisboa, em 1956. Cursou Artes Gráficas na Escola de Artes Decorativas António Arroio, Lisboa. Tem ainda os cursos de serigrafia, gravura e escultura. Foi diretor artístico da Galeria Trindade, em Lisboa, e da Galeria de Arte do Ministério da Justiça. É sócio-fundador da ARTES, onde já foi presidente. Membro honorário da Fundación Abello, em Barcelona e académico de Mérito na Academia Internacional Plattonia de las Letras y las Artes de Placência, Espanha.

Expõe as suas obras de pintura e escultura ao público, desde os anos 80, em exposições individuais e coletivas, e encontra-se representado em coleções particulares e públicas, bem como em várias revistas, catálogos e livros de arte em Portugal e no estrangeiro. Tem também trabalhos em arte pública. Recebeu vários prémios e menções honrosas na área da pintura e escultura, bem como a medalha de Mérito Cultural do Município do Seixal. Está a dirigir ateliers de cerâmica escultórica e pintura, e a fazer voluntariado com idosos na área das artes plásticas.

A exposição, que está integrada nas comemorações do 25 de Abril, vai estar patente ao público até ao dia 19 de maio.

Pontos de Interesse

Lina Guerreiro apresenta obra cheia de emoções

Lina Guerreiro apresenta obra cheia de emoções Encontro com a escrita No âmbito do “Encontro com a Escrita”, a Biblioteca Municipal irá receber, no dia 10 de novembro, às 16 horas, a poetisa Lina Guerreiro, que vem apresentar o seu livro “Desencantar o Amor”.Lina...