Select Page

PIM PAM PUM apresenta Leónia, Amigos & Livros


PIM PAM PUM apresenta Leónia, Amigos & Livros

Teatro

O Grupo Contador de Histórias da Biblioteca – PIM PAM PUM vai apresentar, no dia 21 de abril, às 21h30, no Cine Oriental de Aljustrel, a peça “Leónia, Amigos & Livros”.

Esta peça de teatro, integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro, será repetida nos dias 22, em Ervidel, no sábado, 28, em Messejana, e no domingo, em Rio de Moinhos. 

O texto de “Leónia, Amigos & Livros” é baseado em quatro histórias infantis, que têm em comum o livro e a leitura.

Leónia, uma menina que tem um apetite insaciável por livros é quem dá o pontapé de saída ao espetáculo. Tomando à letra a expressão «devorar livros», Leónia não faz diferença do género de literatura quando a fome aperta, o que causa estranheza aos seus pais. Preocupados pedem ajuda aos médicos especialistas na matéria, para curar esta doença endiabrada.

Nesta casa não é apenas Leónia que tem uma relação estranha com livros. Mina nem os pode cheirar, fica maldisposta só de pensar que tem de pegar num deles. A Anabiribina adora matemática, mas é muito desarrumada e a Joana que não é lá de casa, pelos vistos é igual.

Como se isso não bastasse, à história ainda se juntam uma avó não muito dada a brincadeiras, uma vizinha intrometida, uma doutora demasiado sincera, o sabetudo que afinal não sabe tudo, uma bibliotecária que ouve mal, uma professora dada à ginástica e um príncipe enfezado.

“Leónia, Amigos & Livros”, cujo texto se caracteriza pelo ritmo, pela presença de rimas e jogos de palavras, é um espetáculo com muito humor, interpretado pelos 12 jovens atores, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade, que constituem o grupo PIM PAM PUM.

 

Uma adaptação das histórias:

Leónia Devora os Livros, de Laurence Herbert  (edição: Editorial Caminho, abril de 2008); A Menina que Detestava Livros, de Leanne Franson e Manjusha Pawagi (edição: Terramar, dezembro de 2006); A menina que não queria livros, de Luísa Ducla Soares (edição: Livraria Civilização Editora, outubro de 2013); Desarrumar, de Margarida Fonseca Santos (edição: Edições Gailivro, março de 2010).

 

Pontos de Interesse