A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, no âmbito das comemorações do 70.º aniversário do Arquivo, inaugura sexta-feira, 20 de abril, pelas 18h00, a exposição “O Arquivo e o Documento: 1948-2018”, a que se segue uma conferência de Armando Malheiro da Silva sobre o tema “Arquivo: passado e futuro”.
Na inauguração da exposição, que estará patente até 9 de junho, será também lançado um catálogo, que contempla a criação do Arquivo, bem como os seus núcleos documentais mais importantes nos aspetos políticos, administrativos, sociais, religiosos e militares, com destaque para a documentação municipal, Cabido e Mitra de Angra, Capitania-Geral dos Açores e Governo Civil.
No âmbito das comemorações dos 70 anos do Arquivo de Angra do Heroísmo vão ainda realizar-se mais duas conferências, sendo uma a 18 de maio, intitulada “A criação do Arquivo de Angra” por Jorge Forjaz, e outra a 9 de junho, sobre “O arquivo dos provedores das Armadas da ilha Terceira”, por Rute Gregório.
Armando Malheiro da Silva, que vai proferir a primeira destas três conferências, é professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.