
O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na Horta, que a existência de mais de 23 mil atletas federados no arquipélago é “um indício” do sucesso da formação desportiva nos Açores.
Avelino Meneses salientou que, deste número “significativo” de atletas, 75 por cento são jovens, adiantando que metade dos jovens dos Açores com idades entre os 8 e os 18 anos praticam desporto federado.
O titular da pasta do Desporto frisou ainda que, ao nível da formação, tal como é reconhecido pelas diferentes entidades desportivas, “o grosso das despesas” relacionadas com a participação dos atletas em provas regionais, nacionais e internacionais são “suportadas pelos apoios públicos”.
Avelino Meneses, que falava na Assembleia Legislativa durante a discussão de uma recomendação ao Governo tendo em vista a criação de seleções desportivas regionais, considerou que esta iniciativa parlamentar “intenta a utilização da popularidade do desporto em benefício do alcance de um objetivo político”.
Para o Secretário Regional, esta iniciativa comporta “um elevado potencial de conflitualidade, muito provavelmente traduzível em impopularidade da Autonomia na dimensão nacional”.
“O desporto é uma entidade separada, quer do poder político, quer dos partidos políticos”, afirmou Avelino Meneses, considerando, nessa medida, que “uma eventual iniciativa de criação de seleções deveria partir das associações regionais que se encontram filiadas nas federações nacionais”, não competindo ao Executivo a criação de seleções regionais.
Recent Comments