Select Page

Formação dos profissionais de saúde no âmbito da violência doméstica vai abranger todas as ilhas dos Açores, anuncia Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores pretende alargar a formação no âmbito da violência doméstica a todas as Unidades de Saúde de Ilha do arquipélago.

 

Andreia Cardoso, que falava na abertura da última de três formações promovidas pela Secretaria Regional que tutela, dirigidas a profissionais de saúde da ilha Terceira, destacou a importância de “formar e informar os profissionais de saúde para as problemáticas da violência doméstica e de género”.

 

Esta formação, salientou Andreia Cardoso, “decorre da implementação de um projeto-piloto para a prevenção da violência doméstica em contexto de cuidados de saúde, que tem vindo a acontecer nas unidades da ilha Terceira e que se pretende alargar às unidades de saúde das restantes ilhas da Região”.

 

“É incontornável a relevância do papel destes profissionais na prevenção e deteção precoce de situações, assim como no desenvolvimento e reforço de circuitos e procedimentos de rastreio e encaminhamento para as estruturas de apoio a vítimas de violência doméstica”, frisou.

 

A iniciativa, dedicada à intervenção junto de vítimas particularmente vulneráveis, é promovida em parceria com a Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, abrange 70 profissionais e conta com a participação de uma formadora da Universidade de Évora, assim como de técnicos da instituição e da Direção Regional da Solidariedade Social.

 

Insere-se nos objetivos estratégicos preconizados no II Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género e, de acordo com Andreia Cardoso, constitui “uma iniciativa demonstrativa da crescente articulação entre os vários departamentos no âmbito do apoio às vítimas deste flagelo”.

Pontos de Interesse