
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, em parceria com o Museu Francisco de Lacerda, na Calheta, inaugura sábado, 12 de maio, pelas 17h00, uma exposição intitulada “Maria Machado, a lutadora das letras”, organizada pelo museu jorgense.
Esta exposição estará patente até 30 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.
Maria Machado nasceu em 1890, na Ribeira Seca, na ilha de São Jorge, tendo sido professora do ensino primário e dedicado a sua vida à instrução de crianças e adultos.
Nos anos 30 do século XX, após a sua mudança para Lisboa, tornou-se membro do PCP, tendo combatido a ditadura salazarista na clandestinidade, mas manteve a sua obra de ensino a trabalhadores analfabetos e de implantação de bibliotecas em comunidades desfavorecidas.
Por sua iniciativa, foi criada a Biblioteca da Sociedade Filarmónica União Popular da Ribeira Seca nos finais dos anos 40, cujo trabalho foi perpetuado por António Dias.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.
Recent Comments