
A Diretora Regional da Energia afirmou, em Lisboa, que o protocolo de colaboração celebrado hoje entre o Governo dos Açores e a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE) tem em vista a promoção da eficiência energética no arquipélago.
Andreia Carreiro salientou que o protocolo apresenta “objetivos concretos em termos de promoção da eficiência energética, nomeadamente através de uma alteração comportamental no uso racional da energia que permita uma redução da fatura energética e um maior rendimento disponível para as famílias”.
“Os Açores não possuem uma agência de energia, tendo a Direção Regional da Energia assumido este papel, que fica agora reforçado e reconhecido pela RNAE”, frisou a Diretora Regional, acrescentando que estão patentes no documento agora assinado “diversas iniciativas que preveem o desenvolvimento de projetos que contemplem ações de formação e sensibilização em matéria de energia”.
A Direção Regional da Energia, em parceria com a RNAE, já está a promover diversas iniciativas nos Açores, como é o caso do ‘PIEE IPSS – Programa Integrado de Eficiência Energética para Instituições Particulares de Solidariedade Social’ e do ‘Freguesias+eficientes – Juntos pela Eficiência Energética’.
“Estas ações pretendem envolver diversos setores estratégicos de forma a qualificar recursos humanos que sejam uma mais-valia para as instituições que integram em termos de racionalização e poupança de energia”, afirmou Andreia Carreiro.
“Temos vindo a trabalhar no sentido de fortalecer e ampliar as nossas parcerias para que consigamos trazer aos Açorianos benefícios transversais na área da energia, fomentando a coesão socioeconómica dos Açores”, acrescentou.
Nesse sentido, salientou que a Direção Regional da Energia, através de diversas parcerias que tem promovido a nível nacional e europeu, pretende “materializar ações que trilhem o desenvolvimento sustentado e descarbonizado da Região, com benefícios diretos na qualidade de vida dos Açorianos”.
Recent Comments