
Cinfães vai servir de cenário, juntamente com o concelho de Arouca, a um exercício da Autoridade Nacional de Proteção Civil, hoje e amanhã (19 de maio), que envolve 850 elementos e tem como objetivo testar a resposta operacional numa situação excecional decorrente de um incêndio florestal, exercitando, para o efeito, a capacidade de comando, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro.
O exercício, denominado “Montemuro18”, vai contar com a presença do Primeiro-ministro. De acordo com a Proteção Civil Nacional, António Costa vai acompanhar a operação que se destina a testar a capacidade dos meios de operações de socorro para um cenário real de incêndio.
No âmbito dos Programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, com o objetivo de implementar estratégias de proteção dos aglomerados populacionais e incentivar a participação das populações, será simulado um cenário de evacuação da Aldeia de Aziboso, na freguesia de Nespereira.
Será, igualmente, ensaiado o Sistema de Aviso, por SMS, às populações dos distritos de Aveiro e Viseu, que serão informadas sobre a situação de risco extremo em contexto de incêndio rural derivada da declaração do estado de alerta especial do SIOPS (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro) para o nível vermelho.
Neste Exercício serão, ainda, testados cenários de falha de comunicações, de falha de energia elétrica e de congestionamento da rede SIRESP, tendentes a permitir aferir da eficácia dos sistemas redundantes implementados, designadamente através da ativação de geradores e da estação móvel de comunicações.
Vão estar envolvidos no exercício cerca de 850 operacionais dos agentes que integram o Sistema Nacional de Operações de Proteção e Socorro, nomeadamente Corpos de Bombeiros, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Força Especial de Bombeiros da ANPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sapadores Florestais, Instituto Nacional de Emergência Médica, além de outras entidades públicas, privadas e associativas, designadamente as Juntas de Freguesia dos municípios participantes, Rede Elétrica Nacional, Energias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviços Municipais de Proteção Civil de Arouca e de Cinfães e Centros Distritais de Segurança Social de Aveiro e de Viseu.
A ANPC, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, garante a supervisão do Exercício, participando também no mesmo com os Comandos Distritais de Operações de Socorro de Aveiro e de Viseu.
Recent Comments