Select Page

Elvas recebe III Ciclo de Conferência Leituras a Sul

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolhe, este sábado, dia 9, pelas 15 horas a iniciativa inserida no III Ciclo de Conferências Leituras a Sul com o tema “Companhia de Jesus em Portugal: Entre Mitos e História”.

Esta conferência tem como oradora convidada a professora Maria de Deus Manso, da Universidade de Évora, enquanto que o tema “Os Jesuítas e a Língua Portuguesa“, vai ser abordado pela professora Maria Filomena Gonçalves, da mesma instituição de ensino, tendo como moderadora Tânia Rico, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Nesta iniciativa vai-se abordar a prosperidade da Companhia de Jesus em Portugal, que foi rápida, ao longo de 215 anos construíram 30 colégios seminários e a Universidade de Évora. Os inacianos tornaram-se os responsáveis pela educação em Portugal e, pelas ações evangelizadoras, no Oriente, América, África e em Portugal. Ainda que outras ordens religiosas já houvessem iniciado o processo de conversão de populações não ocidentais e de acompanharem os movimentos portugueses que circulavam nos espaços ultramarinos, bem como das cristandades já existentes, não poderemos ignorar a mudança que se opera no conceito de missão.

O sucesso da Companhia de Jesus, em parte, deveu-se ao apoio que os monarcas, desde os primeiros tempos da sua fundação, lhes dispensaram. Tal apoio e ligação ao poder régio fez com que se tivessem tornado uma das Ordens mais ricas e poderosas. O seu excessivo poder terá sido uma das razões para a sua extinção no reinado de D. João I. Assim, construíram-se mitos. Tendo como base a sua obra, e parte do que se tem escrito a seu respeito, iremos refletir sobre a sua ação, particularmente até sua extinção no século XVIII.

No que respeita à segunda conferência, o tema é o papel dos jesuítas no âmbito da historiografia da Língua portuguesa.

Pontos de Interesse

Elvas acolhe 31º Festival Sete Sois Sete Luas

A música e os sabores da gastronomia do sul de Itália e Marrocos vão poder ser apreciados em Elvas durante o Festival Sete Sóis Sete Luas, edição de 2023, que decorre nos fins de semana, de 12 e 15 de julho e 21 e 22 de julho. Flavia Guardia, nos dias 12 e 15 de julho...

Mensagem do presidente da Câmara Municipal de Elvas

Elvenses,   Todos nós fomos chamados a combater um vírus que atua de forma invisível, mas que, sem dúvida, tem merecido de todos um combate bem visível.   Também a Câmara Municipal de Elvas continua “on”.   Neste mês de “quarentena” não ficámos parados. Processámos...