Select Page

“Correio da Manhã” debate em Gondomar prevenção dos incêndios florestais

Marco Martins destacou a dispersão do território, a consciencialização e os fatores climáticos como fatores fundamentais na discussão sobre os problemas relativos aos incêndios florestais, hoje à tarde, no Auditório Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, na conferência “CM não esquece – Juntos contra os incêndios”.

Num debate moderado pelo jornalista Manuel Bento Jorge, Rui Pereira, antigo Ministro da Administração Interna e professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, António Salgueiro, engenheiro florestal, e Secundino Cunha, jornalista do “Correio da Manhã” e da CMTV, formaram o restante painel.

Para o Presidente do Município, que nunca esqueceu a sua condição de autarca e bombeiro e a necessidade de uma boa articulação entre forças de segurança e bombeiros, o grande desafio para o futuro, do ponto de vista legal, é mesmo a produção de prova, nos casos de incêndios de origem criminosa.

Diversidade e especificidade foram as palavras-chave da intervenção de Rui Pereira. O antigo governante apontou a falta de coordenação no comando e as falhas de coordenação política, a nível distrital, como um dos fatores para a dimensão dos fogos de 2017. Também o retorno da Força Aérea ao combate aos incêndios, bem como um papel mais interventivo das Forças Armadas, no apoio à proteção civil, foram defendidos por Rui Pereira.

António Salgueiro apontou a falta de gestão das áreas florestais, nas últimas décadas, como um fator essencial para o problema que o País atravessa. A floresta é um investimento e, sem a valorização dos territórios, defende, o abandono e as ignições nos espaços de interface urbano/florestal vão continuar a crescer.

“Não esquecer, não deixar que o tema saia de discussão”, sustentou Secundino Cunha, é também ajudar na solução. Para o jornalista, somos razoáveis a reagir às tragédias, mas péssimos a planear.

O “Correio da Manhã” promove um ciclo de conferências no qual serão analisadas as cinco propostas eleitas pelos seus leitores e que vão integrar a Moção que o jornal vai apresentar aos partidos políticos representados na Assembleia da República e ao Governo: criminalização dos incendiários; vigilância do território e intervenção das forças militares; ordenamento florestal e desenvolvimento económico do interior; limpeza de matas; educação, formação e sensibilização.

Pontos de Interesse

Primeira alteração do PDM

Foi publicado no Diário da República de hoje o Aviso que desencadeia o início do procedimento referente à primeira alteração ao Plano Diretor Municipal (PDM) de Gondomar, incluindo os períodos de tempo necessários aos procedimentos subsequentes legalmente...

Começam as obras do Parque Urbano de Rio Tinto

Depois da aprovação, ontem, em reunião de Câmara, do plano de segurança e saúde das obras de construção do Parque Urbano de Rio Tinto e interface com o Metro, a respetiva obra arrancou, hoje. O projeto, num valor superior a 2,6 milhões de euros, suportados na íntegra...