Select Page

Ponte de Rio Tinto cortada ao trânsito a partir de 13 de agosto

No âmbito da empreitada do Intercetor do Rio Tinto a circulação na Rua Afonso de Albuquerque, junto à Ponte de Rio Tinto, será proibida a partir do dia 13 de agosto (segunda-feira), por um período máximo de cinco meses.

Dado o corte deste que é um dos principais eixos de ligação rodoviária entre o Porto e Gondomar (e que corresponde também à antiga Estrada Nacional 15), a Câmara de Gondomar e as Águas do Porto apelam a todos os automobilistas que utilizem os percursos alternativos disponíveis e que sigam as orientações das autoridades.

Essas alternativas, preparadas e devidamente sinalizadas, garantem a circulação de veículos particulares e de autocarros de transporte público:

No sentido São Roque da Lameira (Porto)/Calvário (Gondomar) há uma alternativa de circulação rodoviária através da Estrada da Circunvalação, Alameda de Azevedo, Rua do Pego Negro, Rua Areias, Rua Esteves e Rua do Meiral. No sentido inverso, percorra as mesmas vias, independentemente de outros trajetos possíveis.

Durante o período da intervenção serão reposicionadas algumas paragens de autocarro dos operadores STCP, Gondomarense e Valpi, garantindo-se o normal serviços a todos os utentes.

Proteção e valorização ambiental
A Câmara Municipal de Gondomar e as Águas do Porto estão a levar a cabo as obras do “Intercetor de Rio Tinto”, que consiste na execução de um emissário destinado a transportar os efluentes produzidos na ETAR do Rio Tinto (Gondomar) e na ETAR do Freixo (Porto) para o Rio Douro, garantindo a plena salubridade do efluente, bem como a proteção e a valorização ambiental de toda a envolvente.

Este é um investimento que traz o Rio Tinto de volta às origens, aproximando ainda mais Gondomar e o Porto, criando uma nova área verde sem fronteiras e devolvendo à comunidade um rio salubre, com espaços de lazer e de usufruto da natureza. Com esta empreitada, ficam protegidos e qualificados todos os territórios atravessados pelo Rio Tinto.

Não obstante o seu elevado potencial, este rio era, em 2017, o mais degradado, em termos ecológicos e químicos, da região hidrográfica do Norte. Em 2021 e após a conclusão da obra do Intercetor, o Rio Tinto atingirá o que tecnicamente se designa de Bom Estado Ecológico.

Consulte mais informação .

Pontos de Interesse

A maior votação de sempre no OP de Gondomar

Findo o segundo ciclo do Orçamento Participativo (OP) de 2017 de Gondomar, verifica-se que o nível de participação subiu exponencialmente, por comparação com o anterior OP. Menos propostas apresentadas (de 33 passou para 14), mais utilizadores registados (de 2068...

Mais de 2700 atletas na D’Ouro Run de domingo

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, manifestou hoje, na apresentação da quinta edição da Meia-Maratona D’Ouro Run Gondomar, o orgulho na realização de mais uma edição desta prova. Para o autarca, a população acolhe hoje esta prova de forma...