Select Page

Governo Regional e Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo promovem programa ‘Açores recebe Bem’

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores, em conjunto com o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, vai promover um programa de capacitação para uma cultura de serviço denominado ‘Açores recebe Bem’.

 

“É verdade que já somos conhecidos pela nossa hospitalidade e pelo bem receber, mas podemos e devemos empenhar-nos em trabalhar mais estas caraterísticas”, frisou Marta Guerreiro, que falava na assinatura de um protocolo com o IPDT para a implementação daquele programa, acrescentando que “o desafio continua a prender-se com a qualificação, com enfoque nos recursos humanos, sendo certo que é uma das maiores exigências para reforçar a notoriedade dos Açores”.

 

A titular da pasta do Turismo salientou que o programa “será uma mais-valia para ajudar a criar uma cultura de serviço e de bem receber na Região”, referindo que, através deste programa, se procederá à elaboração do Manual ‘Açores recebe Bem’, que será “divulgado junto do ‘trade’ açoriano”.

 

“O Manual resultará do desenvolvimento de dezenas de workshops ‘Açores recebe Bem’, que se pretende que cheguem a vários setores, nomeadamente atividades turísticas, restauração, hotelaria ou guias turísticos, distribuídos por todos os concelhos do arquipélago, onde se pretende envolver cerca de sete centenas de participantes”, destacou.

 

Marta Guerreiro salientou que, “quer o Manual, quer os workshops, serão instrumentos essenciais para percebermos o que nos distingue e nos torna únicos e qual o nível da nossa qualidade de serviço, trabalhando conteúdos relacionados com a satisfação e gestão de reclamações e a definição do padrão de serviço do turismo nos Açores”.

 

A Secretária Regional evidenciou o “estreito trabalho” entre o Governo dos Açores e o IPDT, enquanto “instituição de elevada credibilidade, com reconhecimento nacional e internacional”, sublinhando algumas das ações previstas, que irão decorrer até 2020, “de aconselhamento, acompanhamento e monitorização, bem como a elaboração de campanhas e programas de sensibilização”.

 

Marta Guerreiro adiantou que, relativamente ao PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, salvaguarda-se “a manutenção do acompanhamento e assessoria de comunicação, e agora também no que diz respeito às questões da sustentabilidade”, onde “irá ser desenvolvida e incluída esta temática, evidenciando a política de sustentabilidade para o destino turístico, com referência à entidade gestora do processo de certificação sustentável do destino”.

 

Verifica-se um plano de ações que focaliza a temática da sustentabilidade social, na relação entre a comunidade local e turistas e promoção de políticas de turismo inclusivo, de sustentabilidade cultural, com uma maior oferta e dinamização das tradições, e de sustentabilidade ambiental, baseada na proteção dos recursos naturais e sensibilização para a eficiência energética e económica, procurando-se fomentar novas e melhores oportunidade de emprego, bem como da remuneração associada.

 

“Ainda sobre o PEMTA, as ações previstas acompanham, mas também englobam, uma assessoria à monitorização da sua implementação, para que se possa compreender o rumo da estratégia do turismo dos Açores, quais os seus novos desafios e prioridades, face ao trabalho proposto e desenvolvido no intervalo de tempo de 2017 a 2020”, acrescentou.

 

O IPDT dará apoio à definição da metodologia de implementação de ferramentas de um conjunto de estudos e análises de dados que pretendem monitorizar o PEMTA, destacando-se a sua operacionalização através do Observatório de Turismo dos Açores e do Serviço Regional de Estatística dos Açores.

 

“Todos eles assumem como centralidade a qualidade e as pessoas”, garantiu Marta Guerreiro, dando nota de que “o desenvolvimento do turismo só pode ser positivo se os números assim o mostrarem, mas também se quem vive nos Açores sentir as suas consequências positivas e retirar valor disso mesmo”.

Pontos de Interesse