Começaram esta tarde, 13 de Setembro, no Museu Municipal, os Seminários d’Óbidos, numa organização do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) e Câmara Municipal de Óbidos. A iniciativa decorre até 15 de Setembro e é, este ano, dedicada ao debate das “Transições”.
Ricardo Duque, em representação do Município de Óbidos, deu as boas-vindas a todos os participantes, destacando os “14 anos” de realização destes seminários, que sempre “trouxeram assuntos de grande relevância política, atuais e marcantes”. O responsável salientou ainda o papel do IPRI “enquanto instituição que se dedica ao estudo avançado em Ciências Políticas e Relações Internacionais”, que tem tido um “trabalho importante no plano da transferência de conhecimento, ao partilhar, com a sociedade em geral, a investigação desenvolvida”.
Por seu lado, Madalena Resende, do IPRI, agradeceu ao Município de Óbidos “pela hospitalidade de 14 anos”. Ao longo deste tempo “temos vindo a cobrir muitos assuntos e este ano, dentro do espírito dos tempos, vamos discutir uma confluência de temas, a que demos o nome de «Transições», uma vez que estamos num momento de mudança e, por isso, há que pensar o que virá aí em termos de Relações Internacionais”.
Recorde-se que os Seminários de Óbidos têm a duração de três dias, entre 13 e 15 de setembro, e são compostos por sessões que incluem a apresentação de papers com trabalhos originais e comentados. No último dia decorrerá uma mesa redonda sobre a exceção portuguesa à emergência dos populismos.