Select Page

Castelo de Óbidos

O Castelo de Óbidos localiza-se na freguesia de Santa Maria, vila e concelho de Óbidos, no distrito de Leiria, em Portugal.

Atribui-se ao Castelo de Óbidos origem romana, provavelmente assente num castro. Foi posteriormente fortificação sob o domínio árabe. Depois de conquistado pelos cristãos (1148) foi várias vezes reparado e ampliado. No reinado de D. Manuel I, o seu alcaide manda construir um paço e alterar algumas partes do castelo.

No Paço dos Alcaides salientam-se as janelas de belo recorte manuelino abertas para o interior do pátio. São ainda do seu tempo a chaminé existente na sala principal e o portal encimado pelas armas reais e da família Noronha, ladeado por duas esferas armilares. O Paço sofreu fortes danos com o terramoto de 1755. No século XX estava em total ruína tendo sido recuperado para instalar a Pousada (a primeira pousada do Estado em edifício histórico).

Erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície envolvente e o rio Arnóia, a este. Fruto de diversas intervenções arquitetónicas ao longo dos séculos, integra o conjunto da vila, que preserva as suas características medievais. Classificado como Monumento Nacional, em 7 de julho de 2007 foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Encerra às terças-feiras. 

Fonte: Município de Óbidos

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Igreja de Santa Maria (Óbidos)

A Igreja de Santa Maria ou Igreja Matriz de Óbidos (fundada entre 1148 e 1185) é a principal igreja da vila de Óbidos, distrito de Leiria, Portugal. Dada a sua importância patrimonial, está classificada como Imóvel de Interesse Público. Embora não existam certezas a...

Óbidos Quatrocentista e Quinhentista

O século XV é reconhecidamente a antecâmara das profundas alterações na arquitectura e urbanismo que se fizeram sentir no século XVI. À cidade ou vila medieval, de ruas estreitas, traço sinuoso, edifícios de alçados descontinuados, com poucas evoluções no domínio da...