Select Page

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge, datado dos séculos X – XI, foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1147. Para promover um melhor conhecimento deste monumento foram criados os seguintes espaços:

Núcleo Museológico

Este espaço pretende dar a conhecer as múltiplas culturas que desde o século VII a. C até ao século XVIII foram contribuindo para a construção da cidade.

Localizado no que resta do antigo Paço Real da Alcáçova, é composto por três grandes salas:

– A Sala das Colunas que alberga a coleção do período islâmico, constituída sobretudo por peças encontradas na Alcáçova construída no século XI. 

– A Sala da Cisterna que acolhe o espólio das restantes épocas, da Idade do Ferro (período de que datam os mais antigos vestígios) ao século XVIII, quando o terramoto de 1755 destruiu boa parte do edificado, passando pela Idade Média, quando o Paço das Alcáçovas e edifícios complementares se estenderam por toda a zona muralhada.

– A Sala Ogival que serve de receção e área de serviços.

 

Graças ao trabalho de uma equipa de arqueólogos, o público pode agora admirar vestígios que testemunham três períodos significativos da história do Castelo de São Jorge:

– Estruturas habitacionais da Idade do Ferro, século VII a.C.- III a.C.;

– Bairro Islâmico, século XI- XII, com as suas ruas e fundações de edifícios;

– Palácio, século XV –  XVIII, vestígios do Palácio dos Condes de Santiago construído sobre as edificações do antigo Paço dos Bispos.

No Castelo pode ainda visitar o Periscópio na Torre de Ulisses.

 

Horário:

mar-out: 09h00-21h00;

nov-fev: 09h00-18h00

 

Transportes

Autocarro: 37.

Elétricos: 12E, 28E.

 

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa

Contactos

morada Castelo de São Jorge, Torres do Castelejo, Lisboa

Pontos de Interesse

Quinta do Beau-Séjour (Quinta das Campainhas)

Quinta adquirida em 1849 pela viscondessa da Regaleira que aí edificou uma casa de veraneio ao gosto romântico. Ainda no século XIX foi vendida ao barão da Glória, António José Leite de Guimarães que fizera fortuna no Brasil. Após a sua morte, a quinta foi herdada por...

Ascensor do Lavra

Fazendo a ligação entre o Largo da Anunciada e a Travessa do Forno do Torel ou a Rua Câmara Pestana, através da Cç. do Lavra, é o mais antigo ascensor de Lisboa. Construído pela Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, foi inaugurado oficialmente em 1884, devendo...

Pavilhão Chinês

O Pavilhão Chinês provavelmente será um dos lugares mais incríveis que você já viu… penetrar neste mundo, é voltar para o início do século, com todo o glamour que hoje em dia já não existe mais. A obscuridade, propositada, faz-nos descobrir aos poucos uma soberba...