Instalado em 1893, possui um acervo vastíssimo e diversificado dividido em núcleos: arqueologia, etnografia, numismática, epigrafia pré-latina e latina, escultura, documentos escritos, mosaicos e antropologia física.
Na sala do tesouro encontra-se uma das mais importantes coleções de ourivesaria antiga a nível internacional e um dos maiores acervos de toda a Península Ibérica.
A exposição sobre “Antiguidades Egípcias” apresenta materiais provenientes de túmulos faraónicos, incluindo sarcófagos e múmias. O Museu tem ainda uma biblioteca pública, especializada em arqueologia, e edita a revista “O Arqueólogo Português”.
Encerra às segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.
Estátuas Lusitanas de Montalegre
Classificadas como Monumento Nacional,estas duas estátuas de época pré-romana, possivelmente datadas do século I a.C., são oriundas de Montalegre, tendo sido trazidas para Lisboa no século XVIII e instaladas no Museu Nacional de Arqueologia. Talhadas em blocos monolíticos de granito, representam figuras de guerreiros, de pé, sustentando diante do corpo escudos circulares. São estátuas monumentais,que medem entre 2 e 2,5 metros de altura, apesar de se encontrarem amputadas ao nível das pernas.
Lápide do Deus Esculápio
Classificada como Monumento Nacional desde 1910, esta grande lápide,de calcário,com inscrição consacratória dedicada a Esculápio, Deus da Medicina, gravada em nome de dois sacerdotes do culto imperial e no do município olisiponense, encontra-se em exposição no Museu Nacional de Arqueologia, tendo sido encontrada nas ruínas de um complexo de galerias romanas abobadadas, datadas entre o século I a.C. e o século I d.C., inicialmente identificado como ‘termas romanas’ da Rua da Prata e, atualmente, parece ser mais consensual identificá-lo como o criptopórtico que suportava o Fórum da cidade. Esse complexo terá sido descoberto quando, após o terramoto, em 1771, se abriam os caboucos para a construção de um prédio na esquina da Rua da Prata com a Rua dos Retroseiros (ou da Conceição).
Transportes
Autocarros: 714, 727, 728, 729, 751.
Elétrico: 15E.
Comboio: Belém – Linha Cascais.
Source: CM Lisboa.
Recent Comments